IMUNIZAÇÃO

Consórcio de prefeitos negocia 30 milhões de doses da vacina russa

Prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha diz que empenho é para acelerar vacinação

Sputnik V (Foto: Reprodução)

O Consórcio Nacional das Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar) negocia 30 milhões da vacina russa contra a Covid-19, Sputnik V. Em reunião desta terça (13), o grupo – que tem 31 cidades goianas – deu sequência às tratativas com o Fundo Soberano Russo para aquisição dos imunizantes.

Este fundo, destaca-se, representa o Instituto Gamaleya, produtor da vacina. Caso seja confirmada a aquisição, a expectativa é que as primeiras remessas já cheguem ao País em maio. Até junho, seriam 5 milhões, acredita o Conectar.

“O empenho da Frente Nacional de Prefeitos e de todos que participam do Consórcio das Cidades Brasileiras pelas Vacinas é unir esforços para acelerar a execução do Plano Nacional de Imunização”, sintetizou o prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha (MDB), que é vice-presidente do consórcio para cidades não-capitais da Região Centro-Oeste.

Para o presidente do Conectar, Gean Loureiro, o Fundo Soberano Russo possui “uma oferta concreta” da vacina Sputnik V, que ainda aguarda aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ele espera que a Anvisa autorize o uso do imunizante – que tem preço tabelado de US$ 19,90 (por pessoa) – neste mês.