Embate

Consumo de carne: pecuaristas distribuem espetinhos em ato contra propaganda de banco em Goiânia

Produtores distribuem 4 mil espetinhos de carne para quem passar pela Praça Tamandaré, no Setor Oeste

Agropecuaristas distribuem espetinhos em protesto contra propaganda de banco (Foto: Divulgação)

Pecuaristas de Goiás realizaram na manhã desta segunda-feira (3) distribuição de espetinhos na Praça Tamandaré, no Setor Oeste, em Goiânia. Os organizadores protestam contra uma propaganda de banco que recomendou a redução de consumo de carne para diminuição a emissão de carbono na atmosfera.

Segundo um dos organizadores, o agropecuarista Manoel Vaz, o intuito é mostrar para a população que a propaganda tem “informações erradas”, já que os gases emitidos por gado nas pastagens brasileiras “são consumidos pela própria pastagem, gerando assim um efeito cíclico”.

Os pecuaristas, de acordo com Manoel Vaz, se sentiram incomodados com a propaganda, a qual taxam de  “lacração”. Segundo eles, a peça publicitária  não condiz com a realidade, motivo que os fez organizarem atos nas principais cidades com economia baseada no agronegócio.

Churrasco tem distribuição de 1,5 mil espetinhos de carne

Ao todo, em Goiânia serão distribuídos 4 mil espetinhos de carne para quem passar pelo local. Caso sobre alimento, será doado para uma instituição de caridade.

“Resolvemos fazer uma segunda com carne. Para mostrar que o que mais polui é a cidade, são os carros e as fábricas. O agro, pelo contrário, foi o que segurou o país durante a pandemia de Covid-19”, critica Manoel.

Entenda a polêmica em torno da propaganda de banco

A peça publicitária feita pelo Bradesco tinha três influenciadoras digitais que incentivavam a redução do consumo de carne como uma das medidas para reduzir a emissão de carbono no planeta.

“A criação de gado contribui para a emissão dos gases de efeito estufa, então, que tal se a gente reduzir o nosso consumo de carne e escolher um prato vegetariano na segunda-feira?”, sugerem as três mulheres no vídeo.

Depois da forte reação do setor do agronegócio, o banco retirou a propaganda do ar.