Contêineres poderão ser usados como moradias, postos de saúde e pontos de ônibus em Goiânia
Projeto de Lei tem como objetivo incentivar o reaproveitamento das estruturas metálicas e, com isso, reduzir descarte de objetos na natureza
Projeto de Lei (PL) que prevê a utilização de contêineres para fins comerciais e residenciais na capital foi apresentado na manhã desta quarta-feira (1º/8), na Câmara Municipal de Goiânia. A proposta foi feita pelo vereador Vinícius Cirqueira (Pros).
Segundo Vinícius, o projeto tem como objetivo incentivar o reaproveitamento dessa estruturas e com isso reduzir seu descarte na natureza. “Os contêineres podem ser aproveitados para a construção de salas modulares, abrigo para usuários do transporte coletivo, postos de saúde em caráter emergencial, barracos provisórios em canteiros de obras e moradias populares”, disse.
O parlamentar explicou ainda que essa é uma forma de estimular uma arquitetura moderna, criativa e sustentável. “O uso de contêineres reduz o tempo e o custo das construções, além de reduzir a produção de resíduos da construção de alvenaria, que geralmente são descartados de forma indevida”, afirmou.
A proposta segue para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Câmara Municipal de Goiânia.
Exigências
Uma das exigências da proposta é de que o contêiner não tenha sido utilizado para o transporte de material tóxico, mesmo que tenha passado por uma ou mais lavagens.” É exigido ainda que o equipamento tenham revestimento termoacústico, para evitar principalmente a transferência de calor da parte externa para a parte interna”, explicou o vereador.
Outra exigência é possuir um certificado de higienização e desinfecção dos contêineres, emitido por uma empresa credenciada. O projeto autoriza também a concessão de incentivos fiscais a empresas que utilizarem da técnica construtiva em contêineres.
*Juliana França é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo