cbmgo

“Continuamos o transporte aéreo normalmente”, diz Corpo de Bombeiros após queda de helicóptero no rio Araguaia

Corporação possui três aviões de asas fixas que ajudam nas operações

Bombeiros que estavam em helicóptero que fez pouso forçado no rio Araguaia recebem alta Tenente-coronel teve fratura na coluna
Foto: Reprodução

O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) afirmou, nesta terça-feira (23), que o socorro aéreo realizado pelas equipes continua mesmo após a queda do único helicóptero da corporação. O caso ocorreu na manhã do último sábado (20), no Rio Araguaia, em Britânia. Além da aeronave, há três aviões de asas fixas que ajudam nas operações.

De acordo com o Comandante do Serviço Aéreo, Tenente Coronel Eduardo Campos Cardoso, a população não ficará desassistida. “O Corpo de Bombeiros também possui aeronaves de asas fixas. Nossos aviões estão ativos, estamos de plantão. Ontem mesmo atendemos uma ocorrência em Caldas Novas”, disse.

Cardoso destacou que o serviço de transporte aéreo continua funcionando normalmente. “Atendemos de segunda a segunda, das 7h às 19h. Todo cidadão que sofrer um acidente, ou uma equipe médica do interior que tiver um paciente com necessidade de ser transferido para outra cidade, nós continuamos o transporte para tratamento fora de domicílio em outros estados.”

O Tenente Coronel disse ainda que, desde 2019, o Corpo de Bombeiros de Goiás realiza esse trabalho de socorro aéreo, acumulando mais de 3 mil horas voadas. “A população continua contando com o serviço dos bombeiros até que a aeronave seja retirada do Rio Araguaia e seja definido o que será feito, se uma nova aeronave será comprada ou se aquela será consertada”, completou.

Uma força-tarefa já está em ação para resgatar a aeronave do rio e levá-la ao centro de manutenção. “Logo teremos condição de ter uma data prévia da volta da aeronave”, afirmou Cardoso.

Na aeronave que caiu, havia seis ocupantes. Segundo os bombeiros, o piloto sofreu ferimentos leves. Dois precisaram de atendimento ortopédico, dois foram avaliados no próprio hospital de Britânia e outros dois não precisaram de atendimento.

“Experiência do piloto salvou toda a tripulação”, diz Bombeiros após pouso forçado às margens do Araguaia

O Corpo de Bombeiros de Goiás exaltou a “experiência” do tenente-coronel responsável pela pilotagem do helicóptero que realizou um pouso forçado às margens do Rio Araguaia na manhã do último sábado (20). O incidente ocorreu próximo à região de Itacaiú, distrito de Britânia. De acordo com a corporação, a habilidade do soldado foi fundamental para “salvar toda a tripulação”.

“Fez todas as manobras de emergência possíveis que o caso requer, e com um julgamento rápido levou a aeronave, já sem potência,  para o lugar mais seguro e tentou ao máximo diminuir o impacto”, salientou. Leia a matéria completa aqui!