Contra a dengue: fiscalização recolhe 10 mil pneus descartados irregularmente em Aparecida
Ação visa combater o mosquito aedes aegypti que é vetor da dengue, zika e Chikungunya
Fiscalização contra a dengue recolheu 10.917 pneus descartados incorretamente em vias e locais públicos Aparecida de Goiânia desde a última quarta-feira (17). Expostos a chuvas, os itens podem armazenar água parada e servir como criadouros para a proliferação do mosquito aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. Iniciativa segue até a sexta-feira (19).
Somente no primeiro dia de ação, iniciada na quarta-feira (17), os trabalhadores recolheram mais de seis mil carcaças de pneus no Centro na região do Garavelo, muitas delas com larvas do mosquito.
As atividades são planejadas pela Coordenação de Vigilância Ambiental. da Secretaria Municipal de Saúde e todos os pneus recolhidos são encaminhados para uma empresa parceira da prefeitura.
Para recolher os pneus, a prefeitura usa 14 veículos da SMS, sendo dois caminhões e 12 utilitários, além de um contêiner e um caminhão baú da empresa estão sendo utilizados.
Pneus são um dos principais criadouros de mosquito da dengue
De acordo com o coordenador de Vigilância Ambiental, Iron Pereira, os pneus são o terceiro principal criadouro do mosquito aedes aegypti.
“Em 2018, chegamos a confirmar seis óbitos em decorrência da dengue. Em 2019, foram quatro casos de falecimento. Desde então, não tivemos nenhuma nova confirmação”, diz Iron Pereira.
Casos de dengue em Aparecida de Goiânia
Conforme reportagem do Mais Goiás já mostrou, 55% das notificações de dengue de 2021 em Aparecida incidem sobre mulheres.
Do total de 6.827 de notificações, 3.784 foram de acometidos em pessoas do sexo feminino. Os dados são do Boletim Epidemiológico de Dengue do município.
Há alguns estudos que apontam hipóteses para as possíveis razões da maior incidência da doença em mulheres, pois o quadro se repete em outras cidades e estados brasileiros.
LEIA MAIS