Contrato entre Saneago e Prefeitura é renovado por mais 30 anos
De acordo com o tratado, a estatal deve investir R$ 3,4 bilhões em até 30 anos. Expectativa é que haja a universalização dos serviços
O contrato que prevê a prestação de serviços entre a Saneago e Prefeitura de Goiânia por mais 30 anos foi assinado na tarde desta terça-feira (17), no Paço Municipal. O novo tratado visa que a estatal deve investir, no mínimo, R$ 3,4 bilhões durante as três décadas. O evento contou com a participação do governador do estado, Ronaldo Caiado (DEM), prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), e presidente da Saneago, Ricardo Soavinski.
Segundo a estatal, o documento tem como objeto a prestação dos serviços públicos de abastecimento de água e esgoto sanitário em Goiânia. O contrato ressalta que a Saneago deve atuar nos serviços de captação de água, adução, tratamento, distribuição, operação, conservação, expansão e manutenção da infraestrutura do sistema.
Também estão previstos os serviços de coleta de esgoto, remoção, tratamento, destinação final de resíduos, expansão e manutenção da infraestrutura do sistema. O novo contrato, segundo a Prefeitura, tem que cumprir um plano de metas, com prazos definidos para investimentos, orientado pelo Plano Municipal de Saneamento Básico. Do total investido, 50% já deve ser aplicado nos próximos dez anos. A expectativa, segundo o presidente da estatal, é a universalização dos serviços na capital.“Prestaremos um serviço de excelência a toda a população goianiense”, afirma Ricardo.
Outro fator definido é que, a regulação, controle e fiscalização dos serviços seja feita pela Agência Goiana de Regulação (AGR) e agência de regulação municipal pelas diretrizes da Lei Federal 11.445/2007.