Coronavírus: Hugol promove visitas virtuais de familiares a pacientes
A pandemia do coronavírus – e as medidas restritivas que o governo decretou – obrigaram…
A pandemia do coronavírus – e as medidas restritivas que o governo decretou – obrigaram o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), de Goiânia, a criar novos procedimentos para evitar que pacientes perdessem contato com os familiares. A solução encontrada foi a videoconferência.
“A visita virtual ganhou destaque por ser uma ação relativamente simples de ser implementada, dado que as equipes multiprofissionais já tinham a rotina de uso dos tablets na assistência ao paciente desde a abertura da unidade. Com apoio da equipe de Tecnologia da Informação, estruturamos as ferramentas necessárias para que a ideia tomasse corpo”explicou Dagoberto Barbosa, que ocupa uma gerência no Hugol.
Os equipamentos são higienizados conforme protocolo definido junto ao Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) do Hugol. Psicólogos e terapeutas ocupacionais se alternam para ofertar esse recurso à maior quantidade de pacientes possível.
“A visita virtual permite o fortalecimento do vínculo entre o paciente e a família, que é o elo dele com o mundo. Estimular os recursos de enfrentamento através do apoio familiar reduz a ansiedade durante o tratamento, mesmo nesse cenário em que não existe a presença física dos entes queridos”, relatou Jéssica Prado, psicóloga da unidade.
Um dos primeiros beneficiados com a ação foi o paciente Ranieli Brener de Oliveira, que realizou uma telechamada aos seus familiares, “Foi muito emocionante para todos os familiares e nos deu um alívio no coração. É ruim estarmos muito tempo sem falar com o Ranieli, sem dizer que o amamos, que ele é importante e que estamos com saudades. Ele se encontra num momento muito delicado e esperamos que essa chamada tenha ajudado na sua recuperação. Ficamos imensamente agradecidos e alegres com essa oportunidade que nos foi dada” disse Flávia Gontijo, tia de Ranieli.
*Laylla Alves é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira