MONITORAMENTO

Covid-19: duas em cada 10 pessoas estão contaminadas em Aparecida de Goiânia

Em julho de 2020, na primeira onda da pandemia, a taxa de contaminados pelo coronavírus estava quase em 40%

Teste em Aparecida de Goiãnia (foto: Enio Medeiros - Aparecida de Goiânia)

Duas em cada 10 pessoas testadas estão com Covid-19 em Aparecida de Goiânia. O índice de contaminação pelo coronavírus, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, é de 20,11%. Os dados são até o dia 25 de agosto.

O número é considerado redução pela pasta e indica cenário mais estável da pandemia em Aparecida de Goiânia. Em julho de 2020, na primeira onda da pandemia, por exemplo, a taxa estava em 37% de contaminados. Já em julho deste ano, era de 27%.

A diretora de Avaliação de Políticas de Saúde de Aparecida de Goiânia, Érika Lopes, avalia que o cenário é de estabilidade, embora apresente preocupações. Ela aponta que o monitoramento da população mostra que há presença de sete variações do vírus, sobretudo nas últimas sete semanas.

Érika Lopes avalia que embora haja predominância destas variantes, o número de casos, internações e mortes vêm diminuindo. Ele atribui isso principalmente ao avanço da vacinação. No entanto, alerta que é preciso manter as medidas de prevenção para evitar novo repique.

“Estamos em constante monitoramento, inclusive das variantes. Por isso, reforçamos a necessidade de manter o distanciamento social, lavar as mãos e uso de máscara”, recomenda.

Onde fazer teste contra Covid-19 em Aparecida de Goiânia?

Quem apresentar sintomas ou tiver tido contato com pessoas diagnosticadas com a Covid-19 pode solicitar o agendamento do teste pelo aplicativo Saúde Aparecida após cadastro pessoal com CPF e Cartão SUS local. O acesso à plataforma também pode ser feito pelo site da prefeitura de Aparecida.

Na página inicial da ferramenta, ao clicar a opção “Agendamento teste de Covid-19”, o usuário preenche um questionário sobre os sintomas que tem apresentado e o sistema faz o agendamento para algum dos locais de testagem ou recomenda que o paciente procure uma unidade de Saúde, conforme sua situação clínica. Além disso, o agendamento também pode ser feito pelo telefone 0800-646-1590.

Em Aparecida, o exame RT-PCR é realizado em dois postos de drive-thru (Cidade Administrativa e Hospital Garavelo) e em oito Unidades Básicas de Saúde (UBSs Alto Paraíso, Chácara São Pedro, Garavelo, Independência Mansões, Expansul, Tiradentes, Buriti Sereno e Pontal Sul). Em todos os locais o teste só é realizado mediante agendamento prévio.

Predominância da variante Gamma

Conforme o Mais Goiás já mostrou, há predominância da variante Gamma do coronavírus em Aparecida de Goiânia. São pelo menos quatro subtipos identificados desta variante em circulação na cidade. Os testes mostram que 48% das pessoas estão contaminadas com o vírus identificado em Manaus.

Por outro lado, pelo menos três subtipos da variante Delta circulam em Aparecida de Goiânia. São 8% os contaminados com o vírus identificado na Índia e que é responsável pelo repique de casos em diferentes países.

Quais são os indicadores da pandemia em Aparecida de Goiânia?

A prefeitura de Aparecida de Goiânia avalia oito indicadores para monitorar a pandemia: letalidade; número de casos; número de casos ativos; o número de novos casos ativos por dia; o percentual de resultados positivos entre os exames do tipo RT-PCR realizados; o tempo médio para obtenção dos resultados dos testes; a taxa de ocupação de Leitos de UTI Covid-19; e o percentual de profissionais de saúde afastados.