ALTA DEMANDA

Covid-19: Justiça de Goiás relata alta demanda por emissão de registros de óbito

A alta procura por emissões de registros de óbitos causados pela Covid-19 em Goiânia levou…

A alta procura por emissões de registros de óbitos causados pela Covid-19 em Goiânia levou o Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) a autorizar que qualquer Cartório de Registro Civil na capital possa emitir o documento. A decisão começa a valer nesta quinta-feira (25), vale por 180 dias e foi tomada em uma reunião realizada entre a Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás e representantes dos cartórios da capital.

Antes da autorização, os cartórios faziam um rodízio para emitir registros de óbitos e a pessoa que precisasse do documento teria que ir em um local específico. Agora esse rodízio está restrito a plantões noturnos, finais de semana e feriados.

A decisão foi tomada para evitar tumultos e aglomerações, combatendo a transmissão do coronavírus. O juiz Ricardo Silveira, que participou da reunião representando a Corregedoria-Geral, afirmou que é preciso ter sensibilidade e buscar alternativas no contexto da pandemia.

“A Corregedoria está sensível e atenta para os problemas surgidos com a pandemia e buscamos sempre o diálogo e a atuação conjunta para dar resolutividade a questões como essa que afetam toda a sociedade”, ressaltou o magistrado.