Covid-19: Taxa de ocupação de leitos de UTI de Goiás é uma das cinco maiores do país
Conforme atualização da SES-GO, a taxa de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19 desta segunda (30) era de 63%
A taxa de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19 de Goiás é uma das cinco maiores de todo o país. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde, que confirmou que, pela primeira vez desde o início da pandemia, 20 estados brasileiros estão com a taxa de ocupação de leitos direcionados para pacientes com o coronavírus abaixo de 50%. No entanto, Goiás e outros quatro estados se mantêm em níveis de alerta.
De acordo com o Ministério da Saúde, os estados de Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul estão em zona de alerta, com taxas entre 51% e 69%. Segundo a última atualização da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO), a taxa de ocupação em Goiás, hoje, é de 63%. O Rio de Janeiro está na faixa de emergência, com taxa de 70% a 80%. O estado de Roraima segue em zona grave, com ocupação entre 80% e 94%.
Já os seguintes estados estão com taxa de ocupação de leitos abaixo de 50%: Acre, Pará, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Santa Catarina. Não foram divulgados dados a respeito do estado Amapá e do Distrito Federal.
Conforme o Mapa de Risco da Covid-19 de Goiás, que apresenta o resultado por região e é calculado a partir de indicadores de contágio e sobrecarga no sistema de saúde, o estado ainda tem duas regiões entre as 18 em situação de calamidade. Oito estão em situação crítica e oito em situação de alerta.