PROPAGAÇÃO

Covid: Detecções dos últimos 4 dias superam total de casos registrados em novembro, em Aparecida

Foram detectados 967 novos casos de Covid-19 nesta semana no município, em novembro de 2021 foram registradas 719 novas infecções

Foto: Secom - Aparecida

Em quatro dias, número de novos casos de Covid-19 ultrapassou o total de detecções da doença de novembro de 2021, em Aparecida. Do dia 17 ao dia 20 de janeiro foram detectadas 967 pessoas com a infecção viral. Os casos da doença de novembro de 2021 somam 719 moradores do município. O aumento do contágio está relacionado ao aparecimento e propagação da variante ômicron, considerada extremamente contagiosa por especialistas.

Aparecida foi o primeiro município brasileiro onde esta nova variante do Coronavírus foi detectada, no dia 12 de dezembro. Desde então, a cidade e todo país enfrentam um aumento no número de casos e internações por Covid-19. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, metade da população goiana deve ser contaminada com a nova variante até meados de fevereiro.

“O ritmo de contaminação está muito grande. Mapeamento genético realizado pela secretaria apontou que, entre os dias 6 e 13 de janeiro, 100% das pessoas contaminadas estavam com a variante ômicron, que se transmite muito rapidamente. Como a população está transitando livremente, acreditamos que até meados de fevereiro 50% da população goiana será contaminada”, explicou o secretário.

Casos mais graves devem permanecer mais baixos devido a vacinação, diz secretário

No entanto, Ismael Alexandrino aponta que as internações e casos graves devem permanecer mais baixos devido a vacinação da população. “Claro que esse número [de 50% da população contaminada] não deve ser transportado de forma automática para internações e mortes. No entanto, é preciso ter cautela. Como tem um número muito grande de contaminados os números podem aumentar. Então o uso da máscara tem que continuar e a vacinação ser feita”, diz.

A ocupação dos leitos de UTIs públicas para tratamento da infecção viral em Aparecida também sofreu aumento significativo desde o aparecimento da variante ômicron. No dia 11 de dezembro, data da identificação da cepa no município, este índice estava em 38%. Atualmente, a ocupação das vagas de UTIs públicas de Aparecida está em 68%.

Aparecida oferece testagem para Covid-19 aos moradores do município

Aparecida já realizou o total de 441.678 testes para Covid-19 desde o início da pandemia. O tipo de exame oferecido pela prefeitura é o RT-PCR, reconhecido por especialistas da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) como padrão ouro para detecção da doença.

Os procedimentos são realizados de segunda a sexta nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Garavelo Park, Independência Mansões, Expansul, Tiradentes, Buriti Sereno, Pontal Sul e Chácara São Pedro com horário de funcionamento das 8h às 16h.

Quem optar pela modalidade drive-thru pode realizar ma testagem nos drives do Centro de Especialidades, no bairro Jardim Boa Esperança e no Garavelo, ao lado do Hospital Garavelo, também das 8h às 16h. Para fazer o exame, é necessário agendamento prévio ou encaminhamento médico.

Quem apresentar sintomas ou tiver tido contato com pessoas diagnosticadas com a Covid-19 pode solicitar o agendamento do teste pelo aplicativo Saúde Aparecida. O acesso à plataforma pode ser feito pelo site da Prefeitura de Aparecida. Além disso, o agendamento também pode ser feito pelo telefone 0800-646-1590.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a testagem em Aparecida soma-se a estratégias planejadas tais como o monitoramento dos casos confirmados, a realização de exames laboratoriais, o empréstimo de oxímetros, a criação de um aplicativo de agendamento e a oferta de novos leitos de UTI e de enfermaria específicos, dentre outras medidas de enfrentamento à pandemia.