Covid: Goiás distribuiu 420 mil vacinas para crianças, mas só 213 mil se vacinaram
No Estado esse grupo é de 726.580; 29% se vacinou
Em Goiás, somente 29% das crianças de 5 a 11 anos receberam a primeira vacina contra a Covid-19. Segundo a secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO), já foram distribuídas o equivalente a 58% das doses para a população – 420 mil. Contudo, a adesão segue baixa.
No Estado esse grupo é de 726.580. Em relação aos imunizados, foram 213.175.
Desde o início da campanha pela vacinação infantil, o Estado já enfrentava dificuldades de adesão. À época, a superintendente de Vigilância em Saúde do governo de Goiás , Flúvia Amorim, informou que as fake news eram um dos problemas.
“O que não tem é procura. Ouço de pais que querem esperar um pouco mais, estão inseguros. Tivemos uma avalanche de fake news, de que a vacina não é segura. É criminoso esse tipo de fake news”, relatou à época.
A superintendente reforça que a vacina protege de formas graves e óbitos. “A impressão que temos, como profissionais de saúde que utilizam a ciência, é que nadamos contra a maré”, lamentou e reafirmou: “A vacina não é experimental. Nenhuma agência liberaria sem a certeza de segurança.”
Para ela, o mais ilógico é que muitos pais se vacinaram e não vacinam os filhos. “A cobertura é muito maior com adultos.”
Em números gerais do painel da Covid-19 do Estado, é possível verificar a taxa de óbito entre os não vacinados (18 a 59 anos) é 16,16 vezes maior que a daqueles com o esquema completo (duas doses mais reforço). Em relação ao grupo de 60 anos ou mais, esse número 22,24 maior.
Goiânia
Na última sexta-feira (25), segundo dados da prefeitura, Goiânia ultrapassou a marca de 50 mil crianças de 5 a 11 anos vacinadas. As 50.378 imunizadas representam 37,5% das 134.327 meninas e meninas aptas a receber o imunizante na cidade.
“Parabenizamos também pais e responsáveis que incentivam e levam seus filhos aos postos. Nossos pequenos entendem a importância de se vacinar e, a cada ida às unidades de saúde, dão show. Faço questão de frisar que a vacina é a única maneira de vencermos esta pandemia”, declarou o prefeito Rogério Cruz (Republicanos).