VISTORIA

Crea fiscaliza decorações natalinas em locais públicos e privados de Goiás

A ação, que já ocorre desde o final de novembro, tem o objetivo atestar a regularidade dos trabalhos executados, para evitar eventuais acidentes

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) realiza fiscalização em decorações natalinas instaladas em locais públicos e privados nas cidades goianas. A ação, que já ocorre desde o final de novembro, tem o objetivo atestar a regularidade dos trabalhos executados, para evitar eventuais acidentes. A mais recente vistoria ocorreu na terça-feira (13), no Oscar Niemeyer, em Goiânia. Até o momento, nenhuma irregularidade foi constatada.

De acordo com o Conselho, as vistorias já foram realizadas nos shoppings Buriti e Flamboyant, bem como na Praça Tamandaré, todos em Goiânia. A fiscalização também atuou em Senador Canedo e Caldas Novas. As ações abrangem espaços públicos e locais privados, como praças, parques e shoppings.

O objetivo das ações, segundo o órgão, é garantir o pleno funcionamento e afastar riscos envolvendo as decorações natalinas, como o caso de uma menina de 8 anos que morreu após sofrer uma descarga elétrica depois de tocar uma estrutura metálica da decoração de natal. O acidente aconteceu na Praça Mestre Orlando, em Caldas Novas, em 2021.

https://uploads.maisgoias.com.br/2022/12/0800beb7-whatsapp-video-2022-12-14-at-12.38.47.mp4

Como funciona a fiscalização das decorações natalinas em Goiás?

Conforme informações repassadas pelo Crea, durante a fiscalização, são solicitados documentos que comprovem as participações de empresas e profissionais responsáveis devidamente habilitados em todas as modalidades envolvidas nas montagens e desmontagens.

São vistoriados os desenvolvimentos dos projetos nas seguintes áreas: civil, mecânico, combate à incêndio, elétrico e outros necessários na criação de estruturas e instalações. Quando a obra está no período de montagem e também na desmontangem, o Conselho verifica a utilização de equipamentos de segurança EPCs e EPIs.

O presidente do Crea, engenheiro civil, agrícola e de segurança do trabalho, Lamartine Moreira, explica que o objetivo da fiscalização é a segurança de todos os envolvidos no processo.

“Durante todo o ano, os fiscais percorrem várias áreas que precisam da presença de um engenheiro, como construções, hospitais, lavouras, entre tantos outros, cobrando locais e equipamentos adequados para o uso da população. No Natal não é diferente, uma instalação mal feita pode provocar danos irreversíveis à vida. A prevenção é o melhor caminho”, alerta.