saúde

Cremego suspende a interdição no Cais Vila Nova, em Goiânia

Conselho de Medicina havia interditado o local em razão da situação precária em que o posto se encontra

Por Ana Paula Belini, do Mais Goiás

Poucas horas depois da decisão, o Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego) voltou atrás e suspendeu a interdição ética do Centro de Atenção Integral em Saúde Deputado João Natal, o Cais Vila Nova, em Goiânia, na tarde desta quinta-feira (5).

A suspensão da interdição ética e liberação do trabalho dos médicos no Cais deu-se após a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) pelo secretário Municipal de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, que se comprometeu a sanar as deficiências apontadas pela fiscalização do Cremego.

Com a interdição, os médicos ficariam proibidos de trabalhar na unidade, durante 60 dias, até que os problemas na estrutura, fossem resolvidos. De acordo com o Cremego, a unidade tinha sido interditada, por falhas no funcionamento que comprometiam a qualidade e a segurança do exercício da medicina no local.

O relatório feito pelo Conselho, apontou diversos problemas como falta de medicamentos, falta de lençóis para as macas e camas dos médicos, falta de cadeiras para médicos e pacientes e até de vasos sanitários. O documento ainda esclarece que notificou a Secretaria de Saúde de Goiânia (SMS) inúmeras vezes, mas os problemas não foram resolvidos.

Nesta sexta-feira (6), pacientes observaram diversos problemas na infraestrutura do local. Com as fortes chuvas, a unidade está com goteiras na recepção, pinturas descascadas e até banheiros com porta e pias estragados. Além disso, relataram ainda a falta de atendimento e de alguns exames.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Goiânia, informou que uma empresa contratada, via licitação, está desde quarta-feira na unidade, para fazer reparos e manutenção. Explicou ainda que todos os reparos necessários, apresentados em um relatório feito pela diretoria de infraestrutura da secretaria, serão realizados.

A nota esclarece também que nesta sexta-feira (6), três médicos atenderam normalmente no Cais e que a unidade está realizando exames de hemograma, ureia e creatinina, ckmb, exame para constatação de dengue, teste rápidos HIV, sífilis e hepatite B e C, EAS, e teste rápido de covid.