NOVA SUSPEITA

Criança de 1 ano é monitorada com suspeita de coronavírus em Ceres

Menina, que mora em Portugal e chegou ao Brasil no último dia 25 de fevereiro, apresentou quadro de síndrome gripal

Uma criança, de 1 ano, tem sido monitorada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceres, com suspeita de coronavírus. (Foto: reprodução)

Uma criança, de 1 ano, tem sido monitorada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceres, a 179 km de Goiânia. A menina, que mora em Portugal e chegou ao Brasil no último dia 25 de fevereiro, apresentou sintomas do novo coronavírus. Caso é investigado.

Em entrevista ao Mais Goiás, o médico responsável pelo atendimento da criança, Rinaldo Prado Campos, revelou que a garota deu entrada na unidade de saúde há quatro dias com síndrome gripal. Desde então, a criança tem apresentado piora progressiva.

De acordo com o médico, a menina apresenta febre, tosse, coriza e respiração acelerada. Até o momento, não houve sinal de insuficiência respiratória grave. Ela está internada em isolamento.

Rinaldo informou ainda que a unidade hospitalar já coletou materiais para realização de exames. Além disso, o hospital já contatou a Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) e Hospital de Doenças Tropicais (HDT) para realizar a transferência da paciente.

A reportagem tentou contato com a SES e foi informada de que detalhes novos casos suspeitos, bem como resultado de exames de casos já em investigação, só serão repassados na tarde desta terça-feira (10). O Mais Goiás também procurou a Secretaria de Saúde de Ceres, mas as ligações não foram atendidas.

Casos em investigação

O Estado de Goiás possui, oficialmente, 14 casos suspeitos de coronavírus em investigação. Os pacientes são das cidades de Goiânia, Anápolis, Goianésia, Silvânia e Vianópolis. Outros 14 casos já foram descartados, de acordo com a Secretaria de Saúde de Goiás (SES). No Brasil, houve confirmação de 25 contaminações. Outros 930 pacientes são monitorados.

Nesta segunda-feira (9), a Secretaria de Saúde de Goianésia informou que a cidade registrou o primeiro caso suspeito de coronavírus. O paciente é um jovem, que não teve a idade revelada. O homem voltou de viagem recente dos Estados Unidos e apresentou sintomas do novo vírus. Amostras já foram coletadas e enviadas para o Laboratório Central de Goiás (Lacen-GO), em Goiânia. O resultado deve ficar pronto em até 72h. A família dele está em quarentena.

Em Anápolis, dois casos suspeitos foram registrados recentemente. Os pacientes são um homem, de 32 anos, e uma mulher de 37. Ambos estiveram na Europa. Eles deram entrada na rede pública na última sexta-feira (6) e ficaram hospitalizados até esta segunda (9). Eles apresentaram febre e sintomas respiratórios e foram encaminhados para confinamento domiciliar. Até o momento não há informações sobre os resultados dos exames.