Crime reduz em 12 índices, revela relatório do Observatório de Segurança
Secretário assume que redução ainda é tímida, mas vê com otimismo a mudança da realidade, perante sensação de insegurança vivida pela sociedade
Em Goiás, os índices de criminalidade são acompanhados pelo Observatório de Segurança, e apresentam números inferiores no levantamento que compara todos os registros em delegacias. São 12 crimes que compões os indicadores, e apenas estupro (9,8%) e latrocínio (4,76%) apresentaram aumento, entre janeiro e maio de 2018, em relação ao mesmo período do ano passado.
As reduções variam de 12% a 42%, entre crimes como furto de comércio, roubo a estabelecimento comercial, homicídios, roubo a transeunte, entre outros. Apesar de considerar tímidas as reduções, com visão ambiciosa na sensação de segurança, o secretário Irapuan Costa Júnior vislumbra uma mudança nas reações do cidadão goiano.
Para Irapuan, que tem cobrado resposta rápida em prevenção criminal principalmente por parte da Polícia Militar. “A sensação de insegurança nos terminais de ônibus, onde implementamos o batalhão de terminais, é permanentemente sentida. Em outros casos, como furtos e roubos a transeuntes, nem tanto.”
Para o secretário, é preciso lidar com inteligência e responsabilidade quando se trata de estratégia no combate à criminalidade. Isso significa que, além de combater o crime que já está acontecendo, Irapuan está cobrando dos comandos de polícias Militar, Civil e até dos Bombeiros a antecipação dos crimes. “Sabemos que têm situações em que é impossível prever, e nos resta aplicar a lei aos criminosos; são casos como homicídio com intenção passional, ou estupro de vulnerável, por exemplo.”