ALERTA

Crixás está com rodízio no abastecimento de água, informa Saneago

"Situação é transitória, até que a situação climática melhore", justificou a companhia

Crixás está com rodízio no abastecimento de água, informa Saneago (Foto: Pixabay)

A Saneago informou ao Mais Goiás, por nota, que o município de Crixás está com rodízio de abastecimento de água. Segundo a companhia, a cidade não recebe chuva há cinco meses, o que fez o Córrego Forquilha secar e os poços perderam vazão.

“As altas temperaturas e os recordes de baixa umidade elevaram consideravelmente o consumo de água. E a recomendação à população do município é de redução no consumo”, informou a Saneago.

Além disso, a empresa afirma que tem tomado uma série de medidas para minimizar os impactos para a população, mas a situação climática afeta diretamente o abastecimento público. “Para garantir o abastecimento equilibrado para todos os moradores em Crixás, foi necessário implantar o sistema de rodízio no sistema de água do município. A situação é transitória, até que a situação climática melhore.”

Inclusive, desde sábado (21), carros de som rodam pela cidade orientando os moradores sobre o funcionamento do rodízio. O cronograma do rodízio em Crixás está disponível no site da Saneago: https://www.saneago.com.br/#/noticia_interna/11772/1.

Confira o cronograma até 30 de setembro:

Para o sistema de rodízio, a área de influência do sistema de abastecimento de Crixás está dividida em quatro grupos, conforme disposição geográfica dos centros de reservação e a localização dos bairros.

Grupo 1 – Reservatório Novo Horizonte. Bairros: Horizonte Novo, Jardim dos Ipês, Lago Azul, Novo Horizonte (parte baixa), Portal dos Sonhos.

Grupo 2 – Reservatório Novo Horizonte. Bairros: Morada do Sol 1, Morada do Sol 2, Morada do Sol 3, Novo Horizonte (parte alta).

Grupo 3 – Reservatório Apoiado Centro. Bairros: Bela Vista, Centro, Santa Isabel, Vila Nova, Vila São João.

Grupo 4 – Reservatório Apoiado Centro. Bairro: Pedro Machado.

Cronograma 

Segunda (23): Grupos 1 e 3 com abastecimento liberado e grupos 2 e 4 com abastecimento interrompido. 

Terça (24): Grupos 2 e 4 com abastecimento liberado e grupos 1 e 3 com abastecimento interrompido.

Quarta (25): Grupos 1 e 3 com abastecimento liberado e grupos 2 e 4 com abastecimento interrompido.

Quinta (26): Grupos 2 e 4 com abastecimento liberado e grupos 1 e 3 com abastecimento interrompido.

Sexta (27): Grupos 1 e 3 com abastecimento liberado e grupos 2 e 4 com abastecimento interrompido.

Sábado (28): Grupos 2 e 4 com abastecimento liberado e grupos 1 e 3 com abastecimento interrompido.

Domingo (29/09): Grupos 1 e 3 com abastecimento liberado e grupos 2 e 4 com abastecimento interrompido.

Segunda-feira (30): Grupos 2 e 4 com abastecimento liberado e grupos 1 e 3 com abastecimento interrompido.

Nota sobre o rodízio em Crixás

“Dos 223 municípios atendidos pela Saneago, apenas Crixás está com rodízio no abastecimento.

O Brasil vive a pior estiagem dos últimos 44 anos. Em Crixás, não chove há cinco meses. Em função disso, o Córrego Forquilha secou e os poços perderam vazão. As altas temperaturas e os recordes de baixa umidade elevaram consideravelmente o consumo de água. E a recomendação à população do município é de redução no consumo.

A Saneago tem tomado uma série de medidas para minimizar os impactos para a população. Entretanto, a situação climática afeta diretamente o abastecimento público.

Para garantir o abastecimento equilibrado para todos os moradores em Crixás, foi necessário implantar o sistema de rodízio no sistema de água do município. A situação é transitória, até que a situação climática melhore.

Lembramos também sobre a importância das caixas d’água, que auxiliam na reservação domiciliar. Imóveis que contam com caixa d’água bem dimensionada são menos impactados ou sequer ficam desabastecidos.

O cronograma do rodízio em Crixás está disponível no site da Saneago: https://www.saneago.com.br/#/noticia_interna/11772/1

Desde sábado (21), carros de som rodam pela cidade orientando os moradores sobre o funcionamento do rodízio.”