CUFA distribui 264 toneladas de alimentos em Goiás
Ação irá beneficiar 13,3 mil famílias no Estado. A entrega é feito à lideranças para que elas distribuam os donativos à comunidade
A Central Única das Favelas (CUFA-GO) realiza a distribuição de 264 toneladas de alimentos em Goiás, que beneficiará 13,3 mil famílias goianas. A ação ocorre no Estádio Serra Dourada, onde lideranças da CUFA de todo Goiás iram buscar os donativos, em sistema drive-thru para distribuir à comunidade. Os alimentos serão distribuídos em 52 cidades do Estado.
A quantidade arrecada é o resultado da Campanha Nacional Mães da Favela Futebol Clube onde mais de 200 times de futebol de todo o país se mobilizaram para arrecadar alimentos para as pessoas que moram em periferias e favelas. O objetivo da distribuição desses alimentos por meio das lideranças comunitárias é que os alimentos cheguem às famílias que estão em desfavorecimento social, mas que a aglomeração seja evitada por conta da pandemia da Covid-19.
Desta forma, cada líder deve buscar os alimentos destinados a sua região no Estádio Serra Dourada e, a partir daí, organizar sua logística de entrega em sua comunidade. “Tivemos a preocupação de evitar aglomerações nesse momento, mas ao mesmo tempo, atender a essas mães que estão sentindo os impactos da pandemia em suas casas”, explica o presidente da CUFA Goiás, Breno Cardoso.
Ação Nacional
Essa mesma ação vai acontecer simultaneamente em diversas capitais do Brasil. O ato encerra a campanha Nacional Mães da Favela Futebol Clube que envolveu a CUFA, a Frente Nacional Antirracista e os mais de 200 clubes de futebol brasileiros em um ato sem rivalidades e por um único objetivo que é a arrecadação de alimentos para famílias vulneráveis de todo Brasil.
Ao todo no Brasil, serão mobilizadas mais de 5 mil toneladas de alimentos em um único dia. Isso é um fato marcante e histórico e mostra a força da mobilização. “As pessoas sabem que estamos atravessando um momento difícil e tem se mostrado muito solidárias, mas também percebemos que essa percepção do povo aliada ao apoio dos representantes de uma paixão nacional, que é o futebol, engaja muita gente a doar”, afirma Celso Athayde, fundador da CUFA.
“Quando unimos as forças com os maiores clubes de futebol do Brasil sabíamos que a campanha seria promissora. Juntamos uma ação humanitária com a paixão nacional. Isso mostra o quanto às pessoas são solidárias e podem colaborar, sobretudo nesse tempo de pandemia onde temos grandes impactos nas periferias que sofre tanto”, destacou o presidente da CUFA-GO, Breno Cardoso.
Além dos clubes, o projeto também contou com doadores master, doadores de prata e apoiadores. A campanha teve também parceiros importantes como as empresas Assaí Atacadista, Volvo Car, Carrefour Brasil, VR Benefícios, Gol Linhas Aéreas, Kraft Heinz, Transzilli que apoiam a campanha nacionalmente.