Curta produzido por alunos goianos é exibido na Assembleia Geral da ONU
O curta foi escolhido entre mais de 100 vídeos feitos com tecnologia 360° de diversos países para ser apresentado no evento das Nações Unidas
Um curta produzido por alunos goianos foi exibido nesta terça-feira (25) na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. O curta foi escolhido entre mais de 100 vídeos feitos com tecnologia 360° de diversos países para ser apresentado no evento como parte do My World 360°.
O curta brasileiro leva o nome de Francisca, uma líder comunitária brasileira que não mediu esforços para ajudar sua comunidade, e foi produzido por quatro alunos do Colégio Estadual Carlos Alberto de Deus, em Goiânia. Sabrina Rodrigues Vieira, de 17 anos, Yan Ítalo da Silva Borges, de 18 anos, Gabriela Cristina Vieira de Aguiar, de 15 anos, e Beatriz Kellen da Silva, de 17 anos, são estudantes do Ensino Médio e foram orientados pela professora de química, Layla Rocha, de 27 anos.
O My World, programa de realidade virtual da organização, selecionou 6 vídeos, incluindo, além do vídeo brasileiro, um alemão e quatro dos Estados Unidos, que compartilham perspectivas para um mundo melhor. O projeto internacional lançado neste ano pela ONU, Digital Promise e Oculus visa melhorar a compreensão dos jovens sobre questões que afetam comunidades em todo o mundo.
Curta
O curta brasileiro leva o nome de Francisca, uma líder comunitária brasileira que não mediu esforços para ajudar sua comunidade, e foi produzido por alunos do Colégio Estadual Carlos Alberto de Deus, em Goiânia. De acordo com a professora Layla, o vídeo foi produzido como parte do Cineastas 360°, um projeto do Facebook em parceria com a Recode.
Esse projeto visa fomentar o uso da realidade virtual em escolas públicas por todo o Brasil, e neste ano capacita professores e jovens de escolas públicas de dez cidades brasileiras a realizarem produções audiovisuais com tecnologia 360°.
“Esse projeto, patrocinado pelo Facebook, veio para o Brasil no ano passado. Foram selecionadas cinco escolas, uma em cada região do Brasil e nossa escola foi indicada para representar a região Centro-Oeste”, explicou. Layla disse ainda que foram selecionados 30 alunos, de 15 a 17 anos, para produzirem vídeos de até cinco minutos.
“Nossa escola produziu seis vídeos, dentre esses o curta Francisca foi escolhido para participar da etapa nacional em São Paulo e foi o ganhador. Há três semanas o curta foi selecionado para ser exibido na Assembleia Geral da ONU, é uma alegria muito grande para os alunos”, concluiu.
*Juliana França é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo