Dança das cadeiras movimenta Secretaria de Segurança Pública, veja novos comandos
Comando da Polícia Militar e delegacia-geral da Polícia Civil mudam após nomeação de novo secretário da pasta; operacionalidade foi levada em conta nas escolhas
Após a confirmação de que o novo Secretário de Segurança Pública (SSP) será Irapuan Costa Júnior, vários burburinhos surgiram sobre quem fica e quem sai dos comandos das forças policiais de Goiás. Polícia Militar, Polícia Civil já confirmam trocas. Comandante do Corpo de Bombeiros, que é mantido há três gestões da pasta, não recebeu ligação do novo secretário.
O novo ocupante da cadeira da pasta já transita entre os corredores do Palácio das esmeraldas e Palácio Pedro Ludovico Teixeira sendo cumprimentado pelo nome do cargo, antes mesmo da publicação da portaria e posse, sem data agendada. Ainda assim, na tarde desta quarta-feira (31), fez uma visita ao presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), Gilberto Marques Filho. Na visita, em tom político, foi feito o convite para que o desembargador esteja na posse, a ser definida.
CADEIRAS
A tropa da Polícia Militar (PM) terá novo comandante. Divino Alves, coronel que completa nesse primeiro dia de fevereiro 33 anos de policial militar, deixa o comando-geral. Convidado para assumir uma superintendência na pasta, avaliará se aceita o convite para a autarquia que ainda nem existe, ou se entra com pedido para aposentadoria; os papéis já estão prontos. Ele encaminhou mensagem à tropa através de um vídeo em que agradeceu pelo tempo de comando.
Fontes palacianas e de dentro dos corredores da SSP dão conta de que o convite para assumir o comando da tropa foi feito ao atual Chefe do Estado Maior, coronel Sílvio Vasconcelos, que aceitou. Para assumir o Subcomando-geral da PM, o atual Comandante de Policiamento da Capital, coronel Ricardo Rocha. O coronel Ricardo Mendes, atual comandante da 14ª Companhia Regional da Polícia Militar em Rio Verde, assume o Comando de Policiamento da Capital (CPC).
Na Polícia Civil, o atual delegado-geral Álvaro Cássio deixa a delegacia para que no seu lugar entre o delegado-regional de Aparecida de Goiânia, André Fernandes. Álvaro Cássio, que ainda não tem partido e dialoga com o PROS, pretende lançar candidatura a deputado estadual. “Pretendo lutar pelo meu Estado e ser uma voz ativa pela segurança pública dentro da casa de leis dos goianos”, disse.
André Fernandes confirma o convite do secretário Irapuan Costa Júnior. “Aceitei o convite e estou otimista pelo trabalho que vamos desempenhar”, conta o novo delegado-geral. Para assumir o cargo de delegado-geral adjunto ainda não há nome cogitado por hora.
O Corpo de Bombeiros Militar tem o mesmo comandante-geral há três gestões da pasta. Bem quisto pela tropa e tido como um gestor que equipou a corporação, coronel Carlos Helbingen Júnior ainda não recebeu nenhum telefonema do atual gestor da pasta, Irapuan Costa Júnior, sobre substituição.