De feirante em Iporá, empreendedora monta rede salões de beleza em todos os estados do país
De feirante em Iporá para uma rede de salões de beleza em todos os estados…
De feirante em Iporá para uma rede de salões de beleza em todos os estados do Brasil. Essa é a história de Márcia Queiróz, empreendedora sócia da rede de franquias Fast Escova. Com mais de 160 unidades comercializadas e 90 em operação em todo o Brasil, a empresa faturou R$ 25 milhões só em 2021.
Filha de uma família de feirantes, Márcia começou a trabalhar cedo na venda de verduras com os pais até que, aos 16 anos, mudou-se para Goiânia para estudar e iniciou sua trajetória de empreendedorismo. Ela trabalhou como gerente de vendas da Avon por oito anos, até que pediu demissão e começou seu próprio negócio.
Sua primeira iniciativa foi a criação do Instituto de Formação (IFOR), uma escola que oferece cursos livres na área da beleza. Em 2017, sua amiga entrou no negócio e, juntas, levaram o IFOR a todo o centro-oeste e a mais de 6 mil alunas desde a sua criação.
Neste período, Márcia e Michelle desenvolveram a rede Fast Escova. Ao portal Exame, elas afirmaram que identificaram a necessidade de um negócio na área da beleza que tivesse horários flexíveis e preços acessíveis. O primeiro investimento para a criação da rede foi R$ 60 mil. Entretanto, o valor para a abertura da primeira loja, no entanto, ficou em R$ 240 mil.
“Pegamos empréstimos para levantar o dinheiro porque acreditávamos no nosso trabalho. Começamos sem recursos financeiros, sem equipe adequada e sem condições para contratar. Nós fazíamos de tudo um pouco”, disse Márcia.
A Fast Escova iniciou os trabalhos em outubro de 2018. O negócio foi concebido com o objetivo de ter pelo menos um profissional disponível para anteder que entra na loja. “Se uma cliente chegar e todos estiverem ocupados, ela já é encaminhada para o pré-serviço, que é a lavagem do cabelo, por exemplo. Tudo é dinâmico”.
Desde o início, a ideia das sócias era criar uma franquia, e isso não demorou para acontecer. Depois de três meses, a primeira unidade foi vendida e o negócio foi crescendo até que, em 2021 a rede cresceu cerca de 500% em relação a 2020.
Depois de três anos de trabalho, as unidades recebem 40 mil clientes mensalmente, tudo isso em apenas três anos de atuação. No ano passado, o faturamento foi de R$ 25 milhões. Para este ano, o objetivo é dobrar o faturamento.
“Nosso próximo passo é a expansão em centros comerciais de cidades de médio porte. Avançar com a linha de produtos e tratamentos, mantendo nosso conceito da marca de atendimento sem hora marcada”, disse Márcia.
Com informações de Portal Exame