SEGURANÇA

De janeiro a março, polícia prendeu mais de seis mil suspeitos em Goiás

Números apresentados pela SSP apontam quedas em todos os índices criminais em 2021

(Foto: Jucimar de Sousa)

Somente nos três primeiros meses deste ano, as forças de segurança de Goiás prenderam 6.041 pessoas em flagrante no estado. Apresentados nesta sexta-feira (9) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), os números mostram indicativos de queda em todas as modalidades criminosas em Goiás de janeiro a março, em comparação com o mesmo período de 2020.

Roubos em residências e comércios segundo a SSP, foram os crimes que mais apresentaram queda, 44%, seguidos pelo roubo em propriedade rural, que reduziu 47%, e pelos latrocínios (roubo seguido de morte), que caíram 36%. Os homicídios, ainda de acordo com a secretaria, também recuaram nos três primeiros meses de 2021, em comparação com o mesmo período do ano passado, 19%.

Chama a atenção nos números, além da grande quantidade de suspeitos presos em flagrante, as apreensões de arma de fogo, 1.352, o que dá uma média de 15, por dia. Também entre janeiro e março deste ano, as forças de segurança apreenderam 11 toneladas de drogas em Goiás.

Durante a apresentação dos números à imprensa, o governador Ronaldo Caiado repassou às Polícias Militar e Polícia Civil mais de 400 viaturas novas, modelo Renault Duster, ocasião em que o secretário da segurança pública, Rodney Miranda, afirmou que hoje o Estado de Goiás faz muito mais, gastando menos.

“Não podemos de deixar de agradecer aqui a cada um de nossos policiais, inclusive os mais de 50 que perderam a vida para a Covid-19, e que também colaboraram com essa queda, que hoje coloca Goiás entre os três estados que mais reduziram a criminalidade no Brasil. Importante lembrar também que Goiás hoje tem viaturas mais novas, mais veículos à disposição das forças de segurança, e pagando bem menos pelo aluguel delas”.