SEGURANÇA

De janeiro a março, polícia prendeu mais de seis mil suspeitos em Goiás

Somente nos três primeiros meses deste ano, as forças de segurança de Goiás prenderam 6.041…

Somente nos três primeiros meses deste ano, as forças de segurança de Goiás prenderam 6.041 pessoas em flagrante no estado. Apresentados nesta sexta-feira (9) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), os números mostram indicativos de queda em todas as modalidades criminosas em Goiás de janeiro a março, em comparação com o mesmo período de 2020.

Roubos em residências e comércios segundo a SSP, foram os crimes que mais apresentaram queda, 44%, seguidos pelo roubo em propriedade rural, que reduziu 47%, e pelos latrocínios (roubo seguido de morte), que caíram 36%. Os homicídios, ainda de acordo com a secretaria, também recuaram nos três primeiros meses de 2021, em comparação com o mesmo período do ano passado, 19%.

Chama a atenção nos números, além da grande quantidade de suspeitos presos em flagrante, as apreensões de arma de fogo, 1.352, o que dá uma média de 15, por dia. Também entre janeiro e março deste ano, as forças de segurança apreenderam 11 toneladas de drogas em Goiás.

Durante a apresentação dos números à imprensa, o governador Ronaldo Caiado repassou às Polícias Militar e Polícia Civil mais de 400 viaturas novas, modelo Renault Duster, ocasião em que o secretário da segurança pública, Rodney Miranda, afirmou que hoje o Estado de Goiás faz muito mais, gastando menos.

“Não podemos de deixar de agradecer aqui a cada um de nossos policiais, inclusive os mais de 50 que perderam a vida para a Covid-19, e que também colaboraram com essa queda, que hoje coloca Goiás entre os três estados que mais reduziram a criminalidade no Brasil. Importante lembrar também que Goiás hoje tem viaturas mais novas, mais veículos à disposição das forças de segurança, e pagando bem menos pelo aluguel delas”.