Decreto obriga moradores a fazerem uso de máscaras contra coronavírus em Goianésia
As penas impostas em caso de descumprimento do decreto devem ser estabelecidas na tarde desta segunda (13)
Os moradores de Goianésia terão de fazer o uso obrigatório de máscara de proteção contra o novo coronavírus a partir desta segunda-feira (13). Medida foi instituída por meio de decreto publicado no último dia 6 de abril e determina a utilização desses equipamentos, sejam eles cirúrgicos ou artesanais, em ambientes públicos e privados para o desenvolvimento de qualquer atividade. Até o momento, a cidade possui 10 confirmações de covid-19.
Pessoas com quadro de síndrome gripal que estiveram em isolamento domiciliar devem continuar usando, preferencialmente, máscara cirúrgica. A determinação é a mesma para o cuidador da pessoa gripada.
Moradores que não apresentarem nenhum sintoma podem fazer uso de máscaras artesanais. Elas devem ser feitas com algodão, tricoline ou TNT, e precisam ter, no mínimo, duas camadas de pano. O documento determina ainda a higienização dos itens. Um anexo do decreto instrui a população sobre como fazer o item caseiro e como realizar a limpeza do produto de forma adequada com água e sabão ou água sanitária.
A medida, segundo justifica a prefeitura, visa conter o avanço do coronavírus em Goianésia. A primeira semana após a edição do decreto foi um período de adequação da população, conforme explicou o prefeito Renato de Castro (MDB) durante coletiva de imprensa. Agora, a fiscalização será feita pela Polícia Militar (PM) e fiscais da postura da prefeitura. As penas impostas em caso de descumprimento do decreto devem ser estabelecidas na tarde desta segunda (13).