INCLUSÃO

Defensoria realiza atendimento gratuito às pessoas em situação de rua de Goiânia

evento acontece nesta quarta-feira (13), às 18h30, na Praça Joaquim Lúcio, em Campinas

População em situação de rua em Goiânia recebe atendimento jurídico nesta quarta
População em situação de rua em Goiânia recebe atendimento jurídico nesta quarta (Foto: Pixabay)

A Defensoria Pública de Goiás (DPEGO) realiza uma nova edição do projeto Defensoria na Rua, que leva atendimento jurídico gratuito às pessoas em situação de rua de Goiânia. O evento acontece nesta quarta-feira (13), às 18h30, na Praça Joaquim Lúcio, no setor Campinas.

Segundo a DPE, defensores públicos vão levar orientação jurídica para estas pessoas em situação de vulnerabilidade, a fim de garantir que elas tenham acesso a direitos variados. A medida visa inclusão social e enfrentamento de toda forma de violência e tratamentos degradantes.

Nesta edição, o Defensoria na Rua contará com a parceria do Projeto Absorver, Associação Tio Cleobaldo e Movimento Nacional de População em Situação de Rua (MNPR).

O Mais Goiás procurou a DPE para saber detalhes do último evento, que ocorreu em 5 de fevereiro, no setor Leste Universitário, e aguarda retorno. Na ocasião, foram feitos 30 atendimentos.

Aumento da população de rua

Em 2023, a Superintendência de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) estimou 2,5 mil moradores em situação de rua, em Goiânia. Trata-se de um aumento de 108% na comparação com o número de 2019, antes da pandemia da Covid-19, quando Censo realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Criminalidade e Violência (Necrivi), da Universidade Federal de Goiás (UFG), apontou 1,2 mil pessoas nessa condição.

Em Goiás, seriam 4 mil, conforme a pasta. Já no País, de 2021 para 2022, o número de pessoas em situação de rua cresceu 50%. Eram 158,06 mil no primeiro ano e 236,40 mil no segundo. A informação é do relatório População em situação de rua, divulgado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).