INCLUSÃO

Defensoria realiza atendimento gratuito às pessoas em situação de rua de Goiânia

evento acontece nesta quarta-feira (13), às 18h30, na Praça Joaquim Lúcio, em Campinas

A Defensoria Pública de Goiás (DPEGO) realiza uma nova edição do projeto Defensoria na Rua, que leva atendimento jurídico gratuito às pessoas em situação de rua de Goiânia. O evento acontece nesta quarta-feira (13), às 18h30, na Praça Joaquim Lúcio, no setor Campinas.

Segundo a DPE, defensores públicos vão levar orientação jurídica para estas pessoas em situação de vulnerabilidade, a fim de garantir que elas tenham acesso a direitos variados. A medida visa inclusão social e enfrentamento de toda forma de violência e tratamentos degradantes.

Nesta edição, o Defensoria na Rua contará com a parceria do Projeto Absorver, Associação Tio Cleobaldo e Movimento Nacional de População em Situação de Rua (MNPR).

O Mais Goiás procurou a DPE para saber detalhes do último evento, que ocorreu em 5 de fevereiro, no setor Leste Universitário, e aguarda retorno. Na ocasião, foram feitos 30 atendimentos.

Aumento da população de rua

Em 2023, a Superintendência de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) estimou 2,5 mil moradores em situação de rua, em Goiânia. Trata-se de um aumento de 108% na comparação com o número de 2019, antes da pandemia da Covid-19, quando Censo realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Criminalidade e Violência (Necrivi), da Universidade Federal de Goiás (UFG), apontou 1,2 mil pessoas nessa condição.

Em Goiás, seriam 4 mil, conforme a pasta. Já no País, de 2021 para 2022, o número de pessoas em situação de rua cresceu 50%. Eram 158,06 mil no primeiro ano e 236,40 mil no segundo. A informação é do relatório População em situação de rua, divulgado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).