PERIGO

Defesa Civil diz que fios e cabos de Aparecida precisam de mais fiscalização

Manutenção dos cabos é de responsabilidade da Enel e das empresas de telecomunicação

Cabos e fios em Aparecida (Foto: Defesa Civil - Divulgação)

Em recomendação expedida nessa semana, a Defesa Civil de Aparecida de Goiânia chamou atenção para a necessidade de se fiscalizar melhor os fios e cabos que cortam as ruas da cidade. A manutenção desses cabos é de responsabilidade das empresas de telecomunicação e da Enel, mas a fiscalização é tarefa da prefeitura.

Em recente monitoramento, realizado in loco, os técnicos da Defesa Civil constataram diversos exemplos de problemas nos cabos como: cabos soltos sobre calçadas e amarrados em placas, causando transtornos e acidentes aos transeuntes; transpassando as vias em altura inadequada, em que pode resultar em acidentes aos condutores de veículos, ciclistas, motociclistas e a população de maneira geral.

Segundo a recomendação, a especificação técnica quanto à altura dos cabos e fios em Aparecida não está sendo cumprida. “Deve-se haver 3 metros de altura em vias exclusivas de pedestre em áreas rurais e áreas urbanas; 6 metros de altura em estradas rurais e áreas de plantio com tráfego de máquinas agrícolas; 5 metros de altura em ruas e avenidas; 4,5 metros de altura em
entradas de prédios e demais locais de uso restrito a veículos; e 7 metros de altura em rodovias federais”, aponta a recomendação.

Os cabos aéreos distribuídos ao longo do município são importantes para o fornecimento de energia elétrica, internet, tv à cabo, telefonia fixa, entre outros.

Fios e cabos em Aparecida (Foto: Reprodução)