Terça e quarta

Defesa Civil emite alerta de tempestade para Goiânia

População deve evitar transitar pela cidade durante a chuva em razão do risco de vendaval, raios, granizo e grande volume de água; a capital possui 94 pontos de risco de alagamento

Tempestades têm atingido Goiânia e assustado moradores; capital tem vários pontos de alagamento (Foto: Reprodução)

Um alerta de tempestade foi emitido pela Defesa Civil estadual para vários municípios goianos para esta terça e quarta-feiras (8 e 9/10). Em Goiânia, além da possibilidade de vendavais e fortes chuvas, há também o risco de alagamento nas principais vias da cidade, como a Avenida Anhanguera e Radial. Para a população se prevenir e buscar outras rotas para chegar ao destino, a Defesa Civil de Goiânia elaborou uma lista contendo 94 possíveis pontos de alagamento na capital.

Em entrevista ao Mais Goiás, o coordenador executivo da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Francisco do Carmo Vieira, explicou que esses pontos são conhecidos por não conseguirem dar vazão à grande quantidade de água da chuva. “Em alguns locais, o que provoca esse acumulo de água na pista é a proximidade da via com córregos e quantidade insuficiente de bocas de lobo disponibilizadas no trecho. Há ainda bocas de lobo danificadas, entupidas com lixo e tubulação comprometida. Nós realizamos o monitoramento desses pontos e criamos um relatório, que já foi encaminhado à Seinfra para a pasta restaurá-las”, esclarece.

Os pontos mais críticos da cidade, segundo Vieira, são as ruas 87 (Setor Sul) e Cora Coralina (Setor Sul), as avenidas 2ª Radial (Setor Pedro Ludovico), 3ª Radial (Setor Pedro Ludovico) e Anhanguera (nas proximidades da Alameda das Rosas, no Setor Oeste). Essas vias são consideradas as mais problemáticas pois possuem grande fluxo de veículos e levam mais tempo para que a água empoçada escoe. Isso faz com que o trânsito fique lento e afete a região Central da capital.

“Nós orientamos a população a acondicionar o lixo de maneira correta, sempre o colocando para a coleta no dia em que ela passa pela rua. Não pode deixar o lixo jogado na calçada, pois a enxurrada pode levar esses resíduos para as bocas de lobo e entupir a tubulação. Isso pode resultar no empoçamento de água na rua e o local fica alagado. No ano passado, um motociclista morreu após cair em um via alagada e ser levado pela força da enxurrada para dentro de uma boca de lobo”, alerta.

Durante as chuvas, é muito importante que a população busque abrigo. O coordenador orienta, ainda, que os motoristas devem estacionar em um local seguro e aguardar até que a chuva passe. Não é aconselhado trafegar por ruas em que não seja possível avistar o asfalto na pista, pois as galerias pluviais podem ter cedido e buracos terem se formado na via.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Tempo: veja como foi a chuva nessa tarde registrada na Avenida T-9.

Uma publicação compartilhada por Mais Goiás (@maisgoias) em


*Thaynara da Cunha é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira