INFRAESTRUTURA

Defesa Civil mapeia quase 100 pontos de alagamento em Goiânia

A Defesa Civil mapeou pelo menos 94 pontos de alagamentos ou considerados críticos em Goiânia.…

A Defesa Civil mapeou pelo menos 94 pontos de alagamentos ou considerados críticos em Goiânia. Entre os locais monitorados estão, por exemplo, a região do córrego Cascavel, onde um motoqueiro acabou sendo levado pela correnteza após fortes chuvas da segunda-feira (30).

Segundo o levantamento, um dos pontos críticos é a avenida C-107, no Jardim América, próximo ao córrego Cascavel. No local, há risco de alagamento, enxurradas e inundação. Naquele bairro, são três pontos, todos com perigo de alagamento.

Já o Parque Amazonas possui cinco pontos, três dos quais próximos a córregos: avenida Feira de Santana /córrego Serrinha; rua Anacá/córrego Minaçu e avenida Dona Terezinha de Morais, próximo ao córrego Mingau. Todos classificados como passíveis de alagamento, enxurradas e inundação.

Há registros parecidos em todas as regiões da capital. Na região Norte, por exemplo, há risco no setor Gentil Meireles, nas alamedas Monet, Modigliani e Matisse.

Enquanto na região Leste aparece risco de alagamento e inundação em dois pontos do Jardim Novo Mundo e outros seis bairros.

Já na região Oeste, nove pontos são monitorados, Campinas Centro 23, enquanto região Noroeste e Sudoeste somam juntas 16 pontos de risco.

Pesquisa da Universidade Federal de Goiás (UFG), realizada ainda em 2012, apontou que a impermeabilização das vias públicas, com excesso de pontos de pavimentação, implica no escoamento superficial das águas pluviais e a falta de planejamento da infraestrutura – que considere as características das chuvas e do relevo da cidade – facilitam a ocorrência de alagamentos em diversos pontos de Goiânia.