CUIDADO

Defesa Civil recomenda atenção aos goianienses por causa da previsão de chuvas intensas

Poupulação deve ficar "atenta para adotar medidas preventivas que são de grande importância para evitar incidentes”

Goiânia tem possibilidade de risco potencial de chuvas intensas (20 a 30 mm/h ou 50 mm/dia), que podem ser acompanhadas de rajadas de vento (acima de 60 km/h) e raios, no fim de semana. A situação faz com que a Defesa Civil recomenda que a população fique “atenta para adotar medidas preventivas que são de grande importância para evitar incidentes”.

Coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Robledo Mendonça de Farias afirma que, caso o cidadão seja surpreendido por chuva forte, ele deve parar em um local seguro, como estacionamentos de shoppings ou supermercados. Ele também argumenta que o pedestre não deve atravessar vias alagadas acima do meio-fio. Segundo ele, a força da água, nestes casos, pode arrastar veículos.

Sobre veículos, ele ressalta que não se deve estacionar ou parar embaixo de árvores, pois elas podem sofrer quedas ou serem atingidas por raios. “É preciso tomar muito cuidado com a possibilidade de quedas de árvores, raios e descargas elétricas”, frisa o coordenador.

Inclusive, em caso de quedas de árvores, basta ligar para a Comurg para pedir a retirada pelo WhatsApp (62) 9 9855-8555 ou pelo aplicativo Prefeitura 24 horas.

Robledo também reitera a necessidade de atenção ao nível de subida das águas, mesmo à noite. Ele lembra que existem áreas de risco que precisam ser evitadas. E caso haja risco de deslizamentos de terra, o cidadão deve estar estar alerta a qualquer sinal de rachaduras no terreno ou nas paredes. Em caso de emergência, os contatos são: Defesa Civil (153) e o Corpo de Bombeiros (193).

Acerca da previsão do tempo, Goiânia pode chover 7 milímetros neste sábado (2) – vale lembrar, em alguns momentos do último ano essa previsão de precipitações foi além do esperado. A umidade relativa do ar varia de 40% e 90% e a temperatura pode chegar a 31º.

Previsão em Goiás

Neste fim de semana, de acordo com o Cimehgo, uma frente fria vinda da região Sudeste do Brasil vai gerar áreas de instabilidade em Goiás e causar pancadas de chuvas nas regiões Norte, Leste, Sul, Sudoeste, Oeste e Central. A entidade emitiu aviso de risco potencial para tempestades intensas, que podem vir acompanhadas de rajadas de vento e raios.

As chuvas podem ser localmente fortes acompanhadas de rajadas de vento e raios, que podem provocar queda de árvores, alagamentos e outros transtornos.