Estelionato

Deic prende quadrilha que comercializava e repassava cheques roubados e falsificados

Quatro suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em comercializar e repassar cheques roubados e falsificados…

Quatro suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em comercializar e repassar cheques roubados e falsificados foram presos por agentes do Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (GREEF), da Deic. Com eles, os policiais apreenderam 13 talões de cheques que haviam sido roubados em dezembro passado.

Um servidor do Tribunal de Justiça de Goiás foi quem procurou a delegada Mayana Rezende, titular do GREEF da Deic, no início desta semana, e relatou que R$ 454.853,90 em cheques falsificados em seu nome haviam sido repassados no comércio. Ao interrogar comerciantes que receberam alguns destes cheques, mas não conseguiram descontá-los no banco, a delegada chegou até Jarbas Clemente Borba, de 73 anos.

Com a prisão dele, os policiais da Deic identificaram e prenderam também Domingos Rodrigues de Farias, de 71 anos, Ary Medeiros da Cunha Júnior, de 48 anos, e Welton Joaquim Gonçalves, de 48 anos. Segundo a delegada, Ary e Welton eram responsáveis pela comercialização de cheques roubados e falsificados.

“Eles tem uma oficina gráfica no Setor Aeroviário, e usavam o comércio para, na verdade, vender cheques roubados e falsificados. Nós ainda não conseguimos provas de que o Ary e o Welton são os responsáveis pelo roubo e falsificação dos cheques, mas já sabemos que o Jarbas, o Domingos, e o José Pereira Neto, que só foi identificado agora, por isso ainda não está preso, são os clientes preferenciais deles”, relatou.

(Foto: Mais Goiás)

Cada folha de cheque, ainda de acordo com Mayana Rezende, era vendida por R$ 15. “O que nós apuramos foi que, aproveitando da idade avançada, o Jarbas e o Domingos conseguiam a confiança dos comerciantes, tanto que chegavam com cheques já preenchidos, e de valores elevados, e além de fazerem compras, ainda recebiam dinheiro de troco, enganando o dono do estabelecimento duas vezes”, concluiu.

Jarbas e Domingos foram autuados por receptação, enquanto que Ary e Welton responderão por receptação e estelionato. A polícia espera que com a divulgação da imagem dos suspeitos, outros comerciantes procurem a Deic para denunciá-los.