ESPETÁCULO DA NATUREZA

Dentro do esperado: chuvas aumentam nível de águas em Salto Corumbá e Chapada dos Veadeiros

Acesso aos parques como um todo não fecham por causa das chuvas, mas alguns atrativos ficam proibidos para visitação

Desde o final de outubro, diferentes cidades goianas têm sido impactadas pelo aumento das chuvas no Estado. Um das consequências já esperadas disso é o aumento do nível da água dos rios. Diretores do Parque Salto de Corumbá e da Chapada dos Veadeiros já notaram que, em muitas cachoeiras, o volume e a força das correntes também estão maiores.

O diretor comercial de Salto Corumbá, Cleber Nerys, explicou ao Mais Goiás que esse aumento do volume das águas é naturalmente influenciado pelas chuvas. Até porquê, somente nesta quinta-feira (15) choveu cerca de 40 milímetros na região. Por esse motivo, turistas ficam proibidos de entrarem nas cachoeiras nestes períodos.

“Ontem choveu cerca de 40 milímetros, o que é muito. Então, realmente o Rio Corumbá ficou cheio, mas isso é normal, porque todos os anos ele fica com o volume da água bem alto nesse período. O que a gente faz é explicar que existe um limite para fotografar as cachoeiras com segurança. As pessoas não entram nos rios, porque o volume está realmente alto”

Diretor comercial do Parque Salto Corumbá, Cleber Nerys

Apesar disso, não há qualquer previsão do fechamento do parque Salto Corumbá. Até porque, segundo Cleber, o local oferece outros tipos de atrações, como pousadas, piscinas aquecidas e tobogãs.

“O que a gente nota é que muito mais gente procura o parque nessa época, porque quer ver esse espetáculo da natureza”

Diretor comercial do Parque Salto Corumbá, Cleber Nerys

Chapada dos Veadeiros

Situação semelhante acontece no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, situado no Nordeste de Goiás. O diretor do local, Luís Henrique Neves, diz que nível da água do Rio Preto subiu desde o início da temporada de chuvas, em meados de novembro. Entretanto, ainda não há uma métrica de quanto aumentou.

O acesso ao Parque como um todo não fecha por causa das chuvas, mas atrativos como o poço do Carrossel e a Travessia das Sete Quedas tiveram suas visitações interrompidas momentaneamente.

“Todos os anos são dessa forma, então já era algo previsto mesmo. O mirante do Carrossel segue aberto para os turistas, mas o acesso ao poço e à Travessia das Sete Quedas tiveram que ficar fechados”

Diretor do Parque Nacional da Chapadas do Veadeiros, Luís Henrique Neves

No site do parque existem todas as recomendações de segurança e restrições que os visitantes devem seguir. Confira.