Desfile cívico-militar marca comemorações do aniversário de Goiânia
Em comemoração ao aniversário de 86 anos da nossa tão amada Goiânia, foi realizado, na…
Em comemoração ao aniversário de 86 anos da nossa tão amada Goiânia, foi realizado, na manhã desta quinta-feira (24), o tradicional Desfile Cívico-Militar, na Avenida 24 de Outubro, em Campinas, região Central da cidade. Estiveram presentes várias autoridades, dentre elas o governador Estado de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), e o prefeito de Goiânia, Íris Rezende (MDB). Segundo a Polícia Militar (PM), aproximadamente 4 mil pessoas foram à tradicional avenida nesta manhã para prestigiar o evento.
Participaram do desfile o Exército, a Marinha, a Polícia Militar (PM), o Corpo de Bombeiros, os Bombeiros Mirins, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Civil Metropolitana (GCM), Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Ordem Internacional das Filhas de Jó, Legião da Boa Vontade (LBV) e várias bandas marciais formadas por alunos da rede pública municipal e estadual.
Além do desfile de carros de boi, a capital goiana também foi homenageada pelo moto clube “Bodes do Asfalto”, que compareceu com dezenas de motociclistas. Durante o evento também se apresentaram pela famosa 24 de Outubro vários carros antigos.
Emoção
Os chefes do Executivo se emocionaram com o desfile e até desceram do palanque das autoridades para prestigiar um berranteiro cadeirante que, orgulhoso, tocou o instrumento para dar inícoi ao desfile dos carreiros. A apresentação, parte da cultura goiana, foi um grande diferencial em relação à edição realizada no ano passado e encerrou o desfile cívico-militar.
Em entrevista ao Mais Goiás, o prefeito Íris Rezende aproveitou para comentar sobre a importância da comemoração do aniversário da capital mais arborizada do Brasil (conforme dados do IBGE). Para Íris, a data demonstra a alegria da população em relação à cidade.
“A população goianiense é a população mais solidária e participativa que se conhece no Brasil. Nossa população é especial porque vieram pessoas de todas as regiões, de todas as cidades brasileiras. E vieram atendendo ao chamamento de Pedro Ludovico e Getúlio Vargas. Isso tornou a população corajosa, destemida, participativa e solidária. (…) E é com essa alegria que a população comemora o seu aniversário”, celebra.
*Thaynara Cunha é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira