Detento confessa ter matado colega enforcado em banho de sol no presídio de Jataí
O suposto autor afirma que a vítima estava gerando atritos há dias e que agiu em legítima defesa
Um detento da unidade prisional de Jataí confessou ter matado um colega de ala enforcado durante o banho de sol deste domingo (8). A vítima foi identificada como Maicon Jhonatan Cruvinel e, juntamente com o suposto autor, vivia na Ala 01, destinada a internos acusados de crimes contra a dignidade sexual ou contra menores.
Segundo relato dos servidores do presídio, uma equipe de plantão foi informada por volta das 12h45 que um detento havia matado outro no pátio. A partir daí, todos os demais internos da mesma ala, que estavam soltos para o horário de banho de sol, foram recolhidos. No local, os servidores encontraram a vítima deitada de bruços, imóvel.
Enforcado teria provocado desentendimentos entre internos
Ao coordenador da unidade, o suposto autor confessou o crime e explicou que há vários dias Maicon estaria gerando desentendimentos com ele e com outros interno. O detento disse ainda que no último sábado (7), um dia antes do assassinato, que Maicon teria avisado que durante o banho de sol mataria o suposto autor.
Detento afirma que matou quando tentava se defender
Ainda segundo o detento, durante o banho de sol deste domingo (8), a vítima agredido ele com objetos perfurantes feitos com uma colher plástica e
uma escova de dentes. Em busca de se defender, o suspeito teria conseguido enforcar a vítima até que ela desmaiasse. Porém, segundo o detento, não tinha a intenção de matá-lo, apenas queria se defender.
Mesmo confessando a autoria da morte, o detento foi recolhido provisoriamente na Ala de isolamento da unidade. De acordo com a Diretoria Geral de Administração Penitenciária (Dgap), foram tomadas as devidas providências em relação ao óbito de um dos custodiados do presídio, na tarde do último domingo (8). A Polícia Civil no município fará as investigações criminais e o detento envolvido no fato segue em cela isolada. Confira abaixo a nota na íntegra.
“Foram tomadas as devidas providências em relação ao óbito de um dos custodiados do presídio, na tarde do último domingo (8/5). De imediato, foram realizadas as comunicações às autoridades policiais competentes para as investigações necessárias que a ocorrência requer.
A Administração Penitenciária já instaurou procedimentos administrativos internos para apuração do caso. A Polícia Civil no município fará as investigações criminais.
Em relação ao histórico do custodiado suspeito de cometer o crime, a Direção da Unidade informa que o detendo ingressou no sistema prisional em 2014 na Unidade Prisional Regional de Serranópolis.
O detento envolvido no fato segue em cela isolada”.