Detentos de Aparecida e Itaberaí são destaque em concurso nacional de redação
O Concurso de Redação da Defensoria Pública da União chegou à quinta edição e detentos…
O Concurso de Redação da Defensoria Pública da União chegou à quinta edição e detentos de Aparecida e Itaberaí foram destaque, entre 135 inscritos. Um interno da Penitenciária Odenir Guimarães (POG) e outro do Presídio de Itaberaí ficaram entre os primeiros colocados no Estado.
Este ano, o tema proposto foi “Defender direitos, evitar desastres: como o acesso à Justiça contribui para o desenvolvimento sustentável”. Além dos internos, também participaram, em outras categorias, alunos de escolas regulares.
Dione Aparecido de Jesus da Silva, orientando da professora Denise Espíndola Brey Rocha, de Itaberaí, fez 77,78 pontos; na categoria IV, em Goiás. Na modalidade V, Ricardo Ferreira Vidotto, aluno de Kateuscia Carla Dias Veríssimo, interno do POG, fez 75,89.
As categorias que enquadram os internos foram divididas da seguinte forma alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e do 1° ao 3° ano do Educação de Jovens e Adultos (EJA); e pessoas em situação de privação de liberdade, em cumprimento de pena, perante o Sistema Penitenciário Federal do País.
Há, ainda, a de servidores do sistema socioeducativo e do sistema penitenciário de todo o Brasil, inclusive do Sistema Penitenciário Federal. Nesta, Wagner Silva Lima, também do POG, se destacou com 88,75 pela categoria, sob orientação da professora Kateuscia.
Concurso
O objetivo do concurso foi ressaltar a importância da educação em Direitos Humanos, segundo o edital. Além disso, as redações precisavam ter entre 20 e 30 linhas.
Os vencedores receberão medalhas de honra ao mérito do DPU, além de outros prêmios, que variam de acordo com a posição e categoria. Para os detentos e servidores do sistema penitenciário é oferecida a correção e julgamento pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen).
Melhores do País
Na categoria IV, as maiores notas do concurso foram de dois detentos do Espírito Santo tiveram a pontuação máxima. Uma delas foi Andressa Damascendo Rocha e o outro Geovani Schneider Brito. Ambos tiraram nota 100. A terceira colocada, Roseli Vieira do Nascimento, pontuou 99,9.