Sistema prisional

Detentos fazem motim após ter fuga frustada no presídio de Catalão

Ao tentar fugir, detentos foram impedidos por agentes prisionais. Em seguida, eles quebraram celas e atearam fogo em colchões

A unidade prisional de Catalão registrou um princípio de rebelião na tarde desta quarta-feira. Em nota, a Superintendência Executiva de Administração Penitenciária (Seap), da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), informou que alguns detentos tentaram fugir pelo telhado, mas foram vistos e contidos por agentes de segurança prisional.

A intervenção dos agentes prisionais, ainda de acordo com o texto,  provocou reação de internos, que quebraram as grades das celas e se amotinaram numa das alas do presídio, ateando fogo em colchões.

O Corpo de Bombeiros e o Grupo de Operações Especiais (GOE) foram acionados e o princípio de incêndio foi controlado em poucos minutos. Em seguida, todos os presos foram conduzidos ao pátio do presídio para as revistas, a identificação dos responsáveis pelo motim, e o registro do fato junto à Polícia Civil. Não houve mortes nem feridos.

A Seap também informou que a Unidade Prisional de Catalão vai instaurar sindicância para apurar as circunstâncias da tentativa de fuga e do motim.

Fuga

Na última sexta-feira (11), um detento conseguiu fugir da unidade ao se passar por outro reeducando, que havia recebido o alvará de soltura, e Rafael Silvério Cândido foi indevidamente liberado do presídio.

Em nota, a Seap informou que as forças policiais estão em ação para recapturar o fugitivo, e que instaurou sindicância para apurar e punir os responsáveis pelo erro.