Trânsito

Detran-GO lança curso de reciclagem preventiva para motorista profissional

O Detran-GO passará a ofercer, a partir desta quinta-feira (1ª) o curso de reciclagem preventiva.…

O Detran-GO passará a ofercer, a partir desta quinta-feira (1ª) o curso de reciclagem preventiva. A atividade é voltada para motoristas goianos com habilitação nas categorias C, D, e E, que exerçam atividade remunerada e que tenham atingido entre 14 e 19 pontos na carteira.

Os motoristas terão a opção de fazer o curso ao atingir entre 14 e 19 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), evitando a suspensão do direito de dirigir. A medida vai beneficiar inicialmente 2,8 mil condutores de caminhão, ônibus e carreta que já se encontram nessa situação.

Ao acumular 20 ou mais pontos na CNH, o condutor tem o direito de dirigir suspenso por um período que varia de seis meses a um ano. Após cumprir a suspensão, ele passa por um curso de reciclagem e só então obtém a carteira novamente. No caso da reciclagem preventiva, o curso é feito antes que os 20 pontos sejam alcançados e a pontuação é retirada, mas as multas permanecem. O benefício só pode ser utilizado pelos condutores profissionais (não é válido para categorias A e B) uma vez a cada 12 meses.

A iniciativa foi elogiada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Goiás (Sindittransporte), Alberto Magno. Ele afirma que grande parte dos motoristas profissionais perde o emprego quando tem a CNH suspensa. “A legislação permite que o condutor impedido de dirigir seja demitido por justa causa. Então, essa medida vem resolver um problema não só de trânsito mais social”, alerta.

O curso terá duração de 30 horas-aula. A solicitação pode ser feita em qualquer unidade do Vapt Vupt. Para participar, o motorista deve pagar uma taxa de R$ 116,61.

Parcelamento de multas

O Detran também passa a ofertar, a partir do próximo mês, a possibilidade de que as multas de trânsito e tributos de veículos registrados em Goiás sejam parcelados por meio de cartões de crédito. O órgão vai credenciar empresas supervisionadas pelo Banco Central. A portaria que regulamenta o credenciamento será publicada no Diário Oficial do Estado no início de março.