Coronavírus

Detran suspende atendimento presencial de serviços disponíveis no site e app

Tanto na sede no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO) quanto nos Vapt Vupts, não haverá,…

Tanto na sede no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO) quanto nos Vapt Vupts, não haverá, temporariamente, atendimento presencial para os serviços disponíveis no site ou no aplicativo DetranGO On. A medida, que vale a partir desta segunda-feira (16), vem em cumprimento à situação de emergência na saúde pública decretada pelo Governo do Estado de Goiás na última semana. “Temos que entender que passam de 3 mil a 5 mil pessoas por dia no Detran-GO”, explica o presidente do órgão, Marcos Roberto Silva, que, no momento da entrevista, disse que havia 500 populares no local.

Segundo o presidente, nesta segunda-feira ainda há atendimento. “Hoje estamos na fase explicação. A partir de terça-feira (17) começa, realmente, a valer”, destaca. “Já estamos buscando nossos parceiros para divulgar. Mas as provas de CNH já estão suspensas. A partir de semana que os médicos credenciados já não vão atender”, ressalta. “Então, nesses próximos 15 dias, já estamos preparando material de vídeo para passar para as pessoas, explicar. Estamos tomando as medidas necessárias, mas vendo a situação de não parar o órgão.”

Destaca-se que, atualmente, permanecem os atendimentos na sede, Ciretrans e Vapt Vupts os serviços não disponíveis em outras plataformas, como transferência de propriedade, inclusão de veículo novo, renovação de Carteira Nacional de Habilitação e liberação de veículos recolhidos ao pátio. Apesar disso, a renovação de CNH será feita somente com agendamento, que também deve ser feito pelo site, revela Marcos.

O presidente inclusive afirmou que boa parte dos funcionários já estão em trabalho de casa (home office). “Já tivemos a autorização do governador”, explicou ele, que prevê até 40% nessa modalidade. “Grávidas, pessoas com mais de 60 anos e com problemas respiratórios já estão em casa. A creche do Detran também já foi fechada”, continua.

Funcionamento

Vale pontuar que todos os serviços de emissão de documentos de veículos e habilitação, recursos, comunicado de venda, emissão de certidões e consultas são prestados normalmente à população. “Queremos deixar claro que não estamos interrompendo os serviços. Todos serão atendidos, mas alguns, só remotamente. É uma medida necessária e temporária. Por isso, esperamos contar com a colaboração dos usuários”, afirma o diretor de atendimento e inovação institucional, coronel João Batista de Freitas Lemes.

Além disso, como intuito é diminuir a aglomeração, o acesso no local será restrito a usuários em atendimento. Segundo informado pelo órgão, cuja sede fica na Cidade Jardim, em Goiânia, a triagem já ocorrerá na entrada do Detran, não sendo permitida a entrada de acompanhantes. Os próprios atendentes farão esse controle.

Aqueles que se enquadrarem no atendimento não presencial serão orientados. Com isso, o órgão espera a redução significativa da circulação de pessoas na sede. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 154. O aplicativo DetranGO On pode ser adquirido nas versões IOS e Android nas lojas App Store e Google Play. “60% do serviço está no site ou nos aplicativos”, destaca o presidente Marcos Silva e complementa: “Trabalharemos para as pessoas terem ciência de que não precisam vir ao Detran. Para não prejudicar servidores e nem elas mesmas, os clientes.”

Serviços disponíveis pelo aplicativo DetranGO On e site

Veículos
– Consulta geral de situação de veículos
– Alteração de endereço no mesmo município
– Licenciamento
– IPVA
– CRLV-e
– Certidão de propriedade de veículos

Habilitação
– CNH definitiva
– 2ª via
– Abertura de processo para 1ª habilitação
– Consulta geral (processo, pontuação)
– Certidão de Prontuário

Outros
– Transferência de pontuação (Indicação de Real Condutor)
– Recurso de multas de competência do Detran-GO ou Goinfra
– Rastreamento de CRV
– Certidão de acidente de trânsito