Detran usa comoção em torno de desastres aéreos para falar de acidentes de trânsito
Em 2024, Goiás registrou 1.021 mortes no trânsito, enquanto o total de óbitos em acidentes aéreos em todo o Brasil foi 152

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) lançou uma campanha para conscientizar a população sobre os riscos de acidentes no trânsito durante o Carnaval. A iniciativa busca sensibilizar os motoristas sobre a necessidade de uma condução responsável e sem o consumo de álcool, além de fazer um comparativo com as mortes em acidentes aéreos.
Embora acidentes aéreos sejam mais impactantes, os acidentes de trânsito são muito mais letais. Em 2024, Goiás registrou 1.021 mortes no trânsito, enquanto o total de óbitos em acidentes aéreos em todo o Brasil foi 152, conforme dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
A campanha do Detran-GO inclui um filme publicitário dramático que compara a sensação de estar em um avião prestes a cair com a tragédia iminente que é beber e dirigir. Além disso, a campanha também inclui uma intervenção urbana com destroços de aviões içados por guindastes e espalhados em pontos estratégicos das principais avenidas da capital e em cidades com maior movimentação de foliões.
O objetivo da campanha é provocar uma reflexão e estimular uma mudança de comportamento. O presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, reforça a importância da iniciativa: “Precisamos adotar estratégias cada vez mais impactantes para sensibilizar a população sobre os riscos de misturar álcool e direção. Nosso objetivo é salvar vidas e garantir que todos aproveitem o Carnaval com segurança”.