Investigação

Dez responsáveis por pelo menos cinco mil pichações na Região Metropolitana de Goiânia são indiciados

Foram identificadas e presas 10 pessoas que seriam responsáveis por pelo menos cinco mil pichações…

Foram identificadas e presas 10 pessoas que seriam responsáveis por pelo menos cinco mil pichações em Goiânia, Senador Canedo, Aparecida de Goiânia, Trindade, e Anápolis. Entre eles há um empresário bastante conceituado em Goiânia e um entregador de comida por aplicativo.

As investigações, que começaram há seis meses, identificaram três pessoas que já responderam anteriormente pelo mesmo delito, entre eles um empresário, dono de uma barbearia em Goiânia, que tem 30 anos. “Este empresário saía à noite para pedalar com uma turma, e, no retorno, deixava sua marca em monumentos, imóveis comerciais, e vias públicas”, afirma o titular da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), delegado Luziano de Carvalho.

“Outro investigado que também era acima de qualquer suspeita é um entregador de comida por aplicativo, que, entre um serviço e outro, também pichava em diferentes pontos da Grande Goiânia”, descreveu. Apesar do grande número de pichações realizadas pelo grupo, Luziano de Carvalho garante que esse tipo de ato caiu de forma considerável em Goiânia nos últimos seis anos. “De cada 10 pontos que nós monitoramos desde 2014, apenas dois voltaram a sofrer com a ação de pichadores”, pontuou.

O delegado lembrou, ainda, que apesar da pena para este tipo de crime ser pequena, no máximo um ano de prisão, a intenção final da investigação é fazer com que o pichador repare o dano causado. Ele lembrou que uma Lei Municipal prevê uma multa de até 10 salários mínimos por pichação.

Os nomes de todos os indiciados, assim como os locais em que eles pichavam, já foram repassados aos órgãos municipais das cinco cidades, que podem cobrar deles a reparação e também as multas. Durante a 4ª fase da Operação Cidade Limpa, desencadeada nesta quinta-feira (13), agentes da Dema cumpriram mandados de busca e apreensão, e apreenderam, na casa de um dos investigados, uma motocicleta, e um tubo de tinta spray.

Polícia Civil indicia 10 responsáveis por pelo menos cinco mil pichações na Região Metropolitana de Goiânia (Foto: Divulgação/PC)