FERIADO

DF terá ponto facultativo em 6 e 8 de setembro; Goiás e Goiânia só na sexta (8)

Posição já ocorreu nos últimos anos

Governador do DF, Ibaneis é internado por sinusite e infecção no ouvido (Foto: Agência Brasília)

O governo do Distrito Federal (DF) decretou ponto facultativo na quarta-feira (6) e quinta-feira (8), um a mais que Goiás e Goiânia, que optaram apenas pelo dia 8. As datas escolhidas pelo DF antecedem e sucedem o Dia da Independência, feriado de 7 de setembro.

A postura já tinha ocorrido nos último anos. A vice-governadora do DF, a goianiense Celina Leão (PP), tinha antecipado enquanto interina, no fim de semana, que seria desta forma. À época, contudo, a assessoria do governo reconsiderou. Nesta segunda (4), entretanto, o governador Ibaneis Rocha (MDB) confirmou ao Correio Braziliense.

Esta portaria ainda sairá no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), provavelmente nesta segunda.

Vale citar, o governo de Goiás publicou no Diário Oficial do último dia 29 que haveria ponto facultativo na sexta. No mesmo dia, a prefeitura de Goiânia confirmou ao Mais Goiás que seguiria o mesmo caminho.

“Além do dia 7 de setembro de 2023, quinta-feira, data dedicada à comemoração da Independência do Brasil, não haverá expediente nas repartições públicas estaduais no dia 8 de setembro subsequente”, informa o primeiro artigo do texto assinado pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil).

Ainda segundo o documento, o ponto facultativo não se aplica “aos órgãos que desenvolvam atividades que, por sua natureza ou em razão do interesse público, tornem indispensável a continuidade do serviço, a exemplo das unidades de saúde, de policiamento civil e militar, de bombeiro militar, de arrecadação e de fiscalização, sem prejuízo de outras, a juízo dos respectivos dirigentes”.