DGAP deve apresentar projeto da nova colônia do semiaberto em Aparecida semana que vem
MP se comprometeu a fazer a análise dessa proposta também em uma semana para que seja firmado um TAC
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano (Patriota), reuniu-se, na segunda-feira (7), com o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), e outras autoridades para tratar da transferência das instalações do Regime Semiaberto de Aparecida de Goiânia. A expectativa é que a construção vá para próximo do atual Complexo Prisional de Goiás.
Durante a reunião, ficou definido que a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) deve apresentar ao Ministério Público, nos próximos sete dias, uma proposta formal com dados técnicos para a transferência do semiaberto.
O Ministério Público se comprometeu a fazer a análise dessa proposta, também em uma semana, para que seja firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) sobre as garantias de transferência e a construção do novo presídio.
O diretor-geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires, afirmou que o novo prédio será de construção modular, o que pode agilizar a obra e fazer com o que ela fique pronta em até 180 dias.
A intenção com a mudança do Semiaberto é desapropriar a área onde se encontra hoje para construir no local um novo polo empresarial, o Centro Empresarial Metropolitano.
O Mais Goiás já mostrou que se trata de uma demanda antiga dos empresários aparecidenses. A região Leste, onde fica o semiaberto atual, é vista como importante para o crescimento econômico da cidade, o que o semiaberto impediria.