BRINQUEDOS E ROUPAS

Dia das Crianças: 71% dos consumidores de Goiânia vão gastar mais de R$ 135

Para quem vai parcelar as compras dos presentes para o Dia das Crianças, o cartão de crédito é a opção de 92% dos entrevistados

Um levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Goiânia apontou que 71% dos consumidores da capital pretendem comprar presentes para o Dia das Crianças, o que significa que cerca de um milhão e meio de pessoas devem visitar o comércio local em busca de opções para os pequenos.

Para este ano, a expectativa é que o ticket médio ultrapasse R$ 135 por produto, com cada consumidor comprando em média dois itens. Isso pode resultar em uma movimentação econômica superior a R$ 200 milhões na capital e na Região Metropolitana.

A recepcionista Maria Cláudia Almeida, mãe de dois filhos, um menino de 10 anos e uma menina de 7, planeja gastar até R$ 100 em presentes para cada um, pois acredita que seus filhos, que foram bons alunos e se comportaram bem, merecem ser recompensados. “Vou comprar brinquedos, porque geralmente os familiares já dão roupas e calçados. Quero algo que eles realmente vão gostar e aproveito para passear e passar um tempo com eles enquanto escolhem. Acaba virando um passeio em família”, afirmou Maria.

Para facilitar a compra, ela pretende usar o cartão de crédito e, se necessário, parcelar.

Por outro lado, o mecânico Marcelo Aguiar, pai de um menino de 9 anos, tem uma abordagem diferente. Ele já decidiu qual presente vai dar: um avião de controle remoto que custa em média R$ 150. “Eu guardei o dinheiro para comprar à vista no PIX. Assim não fico apertado depois”, explicou Marcelo.

Brinquedo é a principal opção

Esses relatos ilustram o levantamento que mostrou revelou que os brinquedos são a preferência de 63% dos consumidores, seguidos por roupas e calçados com 26%. A maioria (57%) pretende realizar as compras presencialmente, dando preferência a lojas de rua (48%) e shoppings (38%).

Em relação às formas de pagamento, a pesquisa indicou que os consumidores preferem pagar à vista, sendo que 25% optaram por dinheiro, Pix ou débito e 59% escolheram o cartão de crédito à vista. Para quem vai parcelar as compras, o cartão de crédito é a opção de 92% dos entrevistados.

Pesquisa de preço

Sobre pesquisa de preço, Marcelo conta que vai direto na loja de sua confiança. “Não vou perder tempo procurando loja. Sem falar que elas ficam todas lotadas nessa época. Vou direto na loja que já conheço e sei que vende o brinquedo que ele (filho) quer em um preço bom”.

Diferente do mecânico, 89% dos consumidores vão fazer alguma pesquisa de preço antes da compra e o preço é considerado o principal fator na escolha do local.