PROCON

Dia das Crianças: preço dos brinquedos varia até 166% em Goiânia

Pesquisa verificou em 10 estabelecimentos os preços de 59 itens

Dia das Crianças: Procon Goiás aponta variação de até 166% nos preços dos brinquedos - (Foto: Divulgação)

Na véspera do Dia das Crianças, o preço dos brinquedos varia até 166% em Goiânia, segundo levantamento do Procon Goiás divulgado nesta sexta-feira (8). A maior diferença foi encontrada na boneca LOL Glam Glitter – Candide. O produto teve menor preço registrado de R$ 149,99 e o maior R$ 399 – correspondente a variação de 166,02%.

A pesquisa verificou em 10 estabelecimentos, os preços de 59 itens sugestivos para presentes de Dia das Crianças, como bonecas, patinetes, jogos, bicicletas, massinha de modelar, entre outros.

Aumento de preço médio anual registrado foi de apenas 0,97%

Considerando os preços médios praticados atualmente, com os da pesquisa do ano passado, houve um aumento médio de apenas 0,97%. Porém, segundo o Procon Goiás alguns produtos tiveram destaque nas variações individuais.

Confira algumas dicas na hora da compra dos brinquedos

– Atenção aos itens de segurança do brinquedo;

– Evite produtos do mercado informal;

Teste o produto e verifique as peças para evitar transtornos;

Produtos importados obedecem às mesmas regras dos nacionais

Fiscalização apreende mais de 100 brinquedos irregulares no Centro e em Campinas

Os fiscais do Procon Goiás percorreram 13 lojas de rua de Goiânia nesta quinta-feira (7), e apreenderam 113 brinquedos comercializados fora do padrão de consumo.

Três lojas foram autuadas, sendo duas pela venda de produtos vencidos e outra por comercializar brinquedos sem o selo do Inmetro ou que não continham em suas embalagens informações traduzidas para a língua portuguesa. As infrações ferem os artigos 31 e 39 do Código de Defesa do Consumidor.