Dia dos Avós: idosa ganha homenagem na varanda de prédio em Goiânia
Dia 26 de julho. Dia dos Avós. A data, que é utilizada para homenagear pessoas…
Dia 26 de julho. Dia dos Avós. A data, que é utilizada para homenagear pessoas especiais, hoje é marcada por distância e saudade. Neste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, a comemoração na casa de Divina Eterna, a Nenzinha, precisou ser modificada. O almoço em família deu espaço a uma homenagem de longe, mais precisamente da varanda de um prédio no Setor Oeste, em Goiânia, na manhã deste domingo. O resultado? Choro, emoção e muita alegria.
Aglomeração está proibida, especialmente no caso de Nenzinha, de 86 anos, que é do grupo de risco. Mas nem por isso a data passou em branco. Para comemorar, Roberta Bueno Barros, neta da idosa, teve a ideia de reunir os 5 filhos, 9 netos e 6 bisnetos da mulher para uma homenagem à distância.
Segundo conta Roberta, a comemoração foi planejada há 15 dias e os detalhes foram discutidos em um grupo de WhatsApp da família. Conforme o combinado, os parentes se deslocaram para a porta do prédio de Dona Nenzinha. De máscara de proteção e com balões, flores e cartazes, os familiares cantaram as cinco músicas preferidas da idosa como forma de homenagear a mulher.
Ninguém pôde se aproximar da idosa, que, apesar de bastante lúcida e ativa, é do grupo da covid-19. Da sacada do mezanino do prédio, ela agradecia o carinho, batia palmas e se emocionava. Roberta conta que a avó mora com dois filhos e, desde o início da pandemia, precisou se afastar do trabalho de recepcionista na loja de um dos descendentes, além de ficar isolada do restante da família, o que tem causada tristeza.
“Minha avó é muito ativa e muito família. Antes da pandemia, os parentes sempre almoçavam com ela aos domingos. Ela gosta de se sentir útil, ficar unida e fazer festa. Nesses meses, ela tem sofrido muito com a distância. A homenagem foi uma forma de mostrar que todos estão bem e com saudade”, disse.
E deu certo. De acordo com Roberta, Nenzinha ficou bastante feliz e emocionada. “Com certeza deu um ânimo a ela. Foi nossa maneira de dizer que a amamos e que isso tudo vai passar. Logo estaremos todos juntos novamente”.