Dia Mundial do Diabetes alerta para prevenção da doença
Em Pirenópolis e Jaraguá foram montadas estruturas para realizar teste rápido de diabetes, aferição de pressão e distribuídos materiais informativos sobre a doença
Nesta quarta-feira (14), duas unidades de Saúde geridas pelo Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH) em Goiás desenvolvem ações pelo Dia Mundial do Diabetes, celebrado em neste mesmo dia. A iniciativa alerta as pessoas sobre os problemas e as necessidades enfrentadas pelos pacientes diabéticos, além de divulgar ferramentas para a prevenção da doença.
No Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (Heelj), em Pirenópolis, e o Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (Heja) foram montadas estruturas para realizar teste rápido de diabetes, aferição de pressão e distribuídos materiais informativos sobre a doença.
As tendas montadas nos jardins dos hospitais atendem a população das 8 às 17 horas. O Heelj espera atender 200 pessoas, enquanto que o atendimento do Heja deve ultrapassar 250 pessoas.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 400 milhões de pessoas no mundo sofrem de diabetes e cinco milhões morrem anualmente devido a esta doença.
Sobre a data
O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com objetivo dar resposta ao aumento alarmante de casos desta diabetes no mundo. A data coincide com o aniversário de Frederick Banting que juntamente, com Charles Best, auxiliou na descoberta da insulina em 1921.