Passados mais de 20 dias da instalação de displays eletrônicos em pontos de ônibus do Centro de Goiânia, a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) averiguou que nenhum dos equipamentos foi danificado pela população. A constatação veio de um relatório apresentado pelo órgão nesta segunda-feira (11/7).
“Gostaria de ressaltar que esse fato gera muita satisfação”, diz o diretor técnico da CMTC, Sávio Afonso. “Os usuários e a sociedade como um todo assimilaram bem a iniciativa”, comemora.
Infelizmente, o fato de todos os aparelhos continuarem intactos não significa necessariamente que novos serão instalados. “Os 18 que foram colocados estavam dentro de um projeto de reforma de terminais e pontos de conexão. Nós não temos atualmente verbas suficientes para instalar abrigos e nem para ampliar o número de displays”, explica.
Na época da instalação dos equipamentos, o diretor afirmou ao Mais Goiás que a colocação de novos displays estava condicionada a uma série de fatores, entre eles a possibilidade de haver vandalismo. “Isso é uma preocupação, haja visto que abrimos novos abrigos no corredor Universitário com um conceito mais moderno, com vidro, e todos os 16 tem hoje algum tipo de vandalismo”, disse na época.
Apesar disso, Sávio ressalta que novas instalações podem ser possíveis com o apoio da iniciativa privada. “Estamos abertos a parcerias com comerciantes e empresários que queiram instalar os displays em pontos próximos aos seus estabelecimentos”, declara. Segundo ele, o preço médio de fabricação de um equipamento desse tipo é de cerca de R$ 8 mil.
Facilidade
Os displays foram colocados aos poucos, no decorrer de junho, em pontos de ônibus na região conhecida como Manto de Nossa Senhora – que compreende o contorno da Praça Cívica e as avenidas Araguaia, Paranaíba e Tocantins. Nos aparelhos a população pode conferir dados sobre as linhas que atendem ao ponto e o horário em que o ônibus chegará até lá.
O diretor do Consórcio RMTC, Leomar Avelino, explica que as informações disponíveis nos displays são repassadas, em tempo real, pela Central de Controle Operacional (CCO). O display de Ponto de Parada utiliza tecnologia sueca advinda da Volvo, como o sistema ITS4MOBILITY, instalado em todos os ônibus da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC).
Os displays instalados nos pontos contemplados atendem a cerca de 50 mil passageiros por dia, que utilizam 40 linhas de ônibus que circulam na região central. Em Goiânia, a tecnologia dos displays também está disponível nos pontos de embarque e desembarque das avenidas Independência e 85 e no Paço Municipal.