Transporte Coletivo

Displays eletrônicos instalados em pontos de ônibus de Goiânia não foram vandalizados

Passados mais de 20 dias da instalação de displays eletrônicos em pontos de ônibus do…

Passados mais de 20 dias da instalação de displays eletrônicos em pontos de ônibus do Centro de Goiânia, a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) averiguou que nenhum dos equipamentos foi danificado pela população. A constatação veio de um relatório apresentado pelo órgão nesta segunda-feira (11/7).

“Gostaria de ressaltar que esse fato gera muita satisfação”, diz o diretor técnico da CMTC, Sávio Afonso. “Os usuários e a sociedade como um todo assimilaram bem a iniciativa”, comemora.

Infelizmente, o fato de todos os aparelhos continuarem intactos não significa necessariamente que novos serão instalados. “Os 18 que foram colocados estavam dentro de um projeto de reforma de terminais e pontos de conexão. Nós não temos atualmente verbas suficientes para instalar abrigos e nem para ampliar o número de displays”, explica.

Na época da instalação dos equipamentos, o diretor afirmou ao Mais Goiás que a colocação de novos displays estava condicionada a uma série de fatores, entre eles a possibilidade de haver vandalismo. “Isso é uma preocupação, haja visto que abrimos novos abrigos no corredor Universitário com um conceito mais moderno, com vidro, e todos os 16 tem hoje algum tipo de vandalismo”, disse na época.

Apesar disso, Sávio ressalta que novas instalações podem ser possíveis com o apoio da iniciativa privada. “Estamos abertos a parcerias com comerciantes e empresários que queiram instalar os displays em pontos próximos aos seus estabelecimentos”, declara. Segundo ele, o preço médio de fabricação de um equipamento desse tipo é de cerca de R$ 8 mil.

Facilidade

Os displays foram colocados aos poucos, no decorrer de junho, em pontos de ônibus na região conhecida como Manto de Nossa Senhora – que compreende o contorno da Praça Cívica e as avenidas Araguaia, Paranaíba e Tocantins. Nos aparelhos a população pode conferir dados sobre as linhas que atendem ao ponto e o horário em que o ônibus chegará até lá.

O diretor do Consórcio RMTC, Leomar Avelino, explica que as informações disponíveis nos displays são repassadas, em tempo real, pela Central de Controle Operacional (CCO). O display de Ponto de Parada utiliza tecnologia sueca advinda da Volvo, como o sistema ITS4MOBILITY, instalado em todos os ônibus da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC).

Os displays instalados nos pontos contemplados atendem a cerca de 50 mil passageiros por dia, que utilizam 40 linhas de ônibus que circulam na região central. Em Goiânia, a tecnologia dos displays também está disponível nos pontos de embarque e desembarque das avenidas Independência e 85 e no Paço Municipal.