Saúde quer mudar distribuição de vacinas aos municípios goianos
Pasta availa adotar levantamento realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral. Dados de municípios do IBGE estariam defasados
A Secretaria de Estado da Saúde estuda rever os critérios de envios para vacinas contra a Covid-19 a municípios goianos. Segundo levantamento da pasta, dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), que não realiza censo demográfico há 10 anos, estão defasados, o que gera distorções.
Uma das ideias da Secretaria seria utilizar dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que são mais atualizados, para chegar à realidade mais próxima do número de habitantes aptos a se vacinarem contra a Covid-19. Pelos menos três municípios estariam recebendo vacinas a menos: Matrinchã, Campos Verdes e Itapirapuã.
A solicitação para revisão deve ser enviada ao Ministério Público de Goiás.
Segundo dados do IBGE de 2010, Matrinchã possui 4.414 habitantes. Já dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aponta que o município tem 3.492 eleitores. Itapirapuã tem 7.835, segundo o último Censo, mas possui 6.688 eleitores. Campos Verdes tem 5.020 habitantes e 4.026 eleitores.
Goiânia
O Técnico da Diretoria de Políticas Públicas de Goiânia, Sérgio Nakamura, apontou ao Mais Goiás que a Secretaria Municipal já identificou que habitantes de outros municípios acabando se vacinando em Goiânia. Segundo estimativas da pasta esse número ultrapassa 140 mil pessoas. Neste sentido, há possibilidade de a Secretaria de Estado da Saúde enviar mais doses à capital para compensar esse excesso.