Distribuidoras e lojas de conveniência terão de fechar às 20h, em Goiânia
Além do fechamento de bares e restaurantes às 23h, donos de distribuidoras de bebidas e…
Além do fechamento de bares e restaurantes às 23h, donos de distribuidoras de bebidas e lojas de conveniência de postos de Goiânia deverão fechar as portas mais cedo, às 20h. A medida consta no decreto municipal que deve ser publicado ainda nesta quarta-feira (27). Determinações devem ser seguidas a partir de quinta-feira (28) e não têm previsão para serem revistas.
Em entrevista coletiva na noite desta quarta, o prefeito Rogério Cruz disse que distribuidoras e lojas de conveniência são alvos de diversas denúncias. “São relatos de carro de som com alto volume, mesas na calçada e bastante aglomeração. O fechamento desse tipo de comércio antes dos bares evita que as pessoas vão para esses locais posteriormente”, comentou.
Segundo ele, os bares e restaurantes poderão ter música ao vivo ou de som mecânico até às 22h. Os locais terão mais 1h para fechar completamente.
De acordo com Rogério Cruz, a Prefeitura optou pela mencionada divisão de horário para facilitar a fiscalização. “Foi um meio-termo para atender os estabelecimentos e tentar evitar o avanço da doença na cidade. Também seria difícil fiscalizar somente a proibição de consumo alcoólico após às 22h. Da forma proposta vai facilitar bastante e ficará mais difícil de burlar”, afirmou.
A fiscalização ficará a cargo de fiscais da Prefeitura, Guarda-Civil Metropolitana (GCM) e Polícia Militar (PM). Quem desrespeitar as determinações será multado. Estabelecimentos que não cumprirem as novas normas podem ter o alvará de funcionamento cassado.
Ainda segundo o prefeito, tais locais ainda precisam cumprir protocolos de higiene e distanciamento social enquanto estiverem funcionando. Os estabelecimentos precisam disponibilizar álcool em gel e devem funcionar com 30% da capacidade. “Precisamos da compreensão da população. A Covid é algo sério”, ressaltou.