Confira

Divulgados nomes de selecionados no programa CNH Social

Ao todo, foram disponibilizadas 2.010 vagas nas modalidades Estudantil, Urbana e Rural, sendo 10% destinadas a pessoas com deficiência

Habilitações vencidas em 2020 terão um ano a mais de validade (Foto: Divulgação)

Foi divulgada a lista dos candidatos selecionados para participar do programa CNH Social. A publicação foi feita na tarde desta quinta-feira (6) pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO). Os contemplados têm 15 dias para efetuar a matrícula online e entregar a documentação.

Vale destacar que a CNH Social dá à população de baixa renda a possibilidade de conseguir a “carteira de motorista” gratuitamente. A matrícula pode ser feita online, no site do Detran. Depois disso, basta imprimir o comprovante e procurar uma unidade de atendimento presencial Vapt Vupt. Também é possível levar a documentação à Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).

Aqueles que perderem os prazos serão desclassificados. A não apresentação dos documentos necessários também implica em desclassificação. Uma lista de reservas será publicada em 27 de fevereiro, caso algumas vagas não sejam preenchidas.

Isenção

Marcos Roberto Silva, presidente do órgão, informa que quando o candidato procurar a unidade de atendimento já tem início a abertura do processo de habilitação. Depois disso, ele será encaminhado à clínica para os exames psicológico e médico. Os custos com transporte para ir até os locais necessários não são bancados pelo Estado.

As isenções são: das taxas do Detran-GO (Inclusão no Renach, Licença de Aprendizagem de Direção Veicular, agendamento de prova teórica, agendamento de exame prático); dos exames médico e psicológico, junta médica, quando se tratar de candidato com deficiência, e toxicológico, exigido para categoria profissional. Graças às parcerias, serão oferecidos o curso teórico, de legislação de trânsito, as aulas práticas de direção e até três retestes.

Ao todo, foram disponibilizadas 2.010 vagas de CNH Social nas modalidades Estudantil, Urbana e Rural, sendo 10% destinadas a pessoas com deficiência, na etapa 2019. As inscrições chegaram ao número de 90.355.

Entre os critérios de desempate foram utilizados: idade, menor renda familiar per capita, maior número de membros na família, data e hora de inscrição e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes.

Cronograma

Divulgação da lista dos selecionados na etapa 2019 – 6/2/2020.

Prazo para matrícula e apresentação da documentação – 6 a 21/2/2020.

Convocação de candidatos reservas – 27/2/2020.

Prazo para que os reservas efetuem a matrícula e apresentem a documentação – 27/2 a 13/3/2020.

Transparência

Total de candidatos inscritos:  90.355

Total de candidatos aptos: 25.393

Desclassificados: 64.962

Motivos de desclassificação

Cadastro inexistente no CadÚnico: 26.363

NIS inválido: 24.371

Cadastro inconsistente no CadÚnico: 9.401

Renda familiar superior a dois salários-mínimos: 1.577

Número do DAP informado inválido: 1.438

Candidato não realizou o Ensino Médio em escola pública no Estado de Goiás: 1.344

Candidato não teve proficiência no Enem: 229

Falta de quantidade de componentes familiar no CadÚnico: 110

CPF com matrícula duplicada: 120

Incapacidade técnica de atendimentos de CFCs habilitados: 5

Dados incompletos: 4